Em um movimento estratégico para fortalecer o ecossistema empresarial de Rondônia, o Programa Cidadania Empresarial foi enfatizado no dia 2 de fevereiro, durante reunião anual de uma Empresa do Ramo de alimentos, em Ji-Paraná, onde através de palestra foi apresentado aos vendedores e representantes a temática sobre formalização de pequenos negócios. Um passo significativo na direção de um ambiente de negócios mais justo e equilibrado, essencial para o desenvolvimento econômico do Estado.
Também foi realizada uma reunião de alinhamento entre os servidores da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin). A jornada começou com uma reunião na 2ª Delegacia Regional da Receita Estadual (DRRE), em Ji-Paraná, reunindo servidores para discutir a importância e os impactos da formalização de pessoas físicas.
A reunião, liderada pelo delegado Ricardo Samu e conduzida pelos líderes do programa, Divino Cardoso e Anna Paula Varela, ressaltou o compromisso com a regularização de negócios e a necessidade de um alinhamento estratégico para promover a formalização.
Foi realizada também uma palestra numa empresa do ramo alimentício com mais de 80 vendedores, representantes comerciais e colaboradores, onde o foco foi capacitar multiplicadores do Programa Cidadania Empresarial. O objetivo com essas palestras é disseminar os benefícios da formalização, incluindo a cobertura previdenciária, o suporte para a abertura e expansão de empreendimentos, e o acesso a crédito com condições mais favoráveis.
Esta capacitação se mostrou ainda mais relevante considerando a proximidade desses profissionais com o setor de alimentos, um dos impactados pela mudança no regime tributário que exclui as operações alimentícias do regime de Substituição Tributária (ST).
O gerente do Programa Cidadania Empresarial, Divino Cardoso, destacou a importância de levar o projeto a todo o Estado.
“Este é um passo fundamental para disseminar a informação e estimular a formalização de pequenos negócios em Rondônia. A formalização não apenas garante direitos e benefícios aos empresários, mas também contribui para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado”.
As atividades desenvolvidas refletem o compromisso do Programa Cidadania Empresarial em construir um ambiente de negócios propício ao crescimento, à inovação e à justiça social. As ações em Ji-Paraná representam um marco importante na trajetória de desenvolvimento empresarial de Rondônia.
Fonte
Texto: Vanessa Mafra
Fotos: Anna Paula Varela
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário