Vagas para cirurgias de vasectomia e laqueadura estão disponíveis em Jaru; informou prefeitura

Publicada em


Hospital Sandoval de Araújo Dantas – Foto: PMJ – portal p1

 

A Prefeitura de Jaru (RO) informou na tarde de quarta-feira, 10, que abriu novas vagas para as cirurgias de vasectomia e laqueadura. O principal critério para a realização das cirurgias, é que os pacientes sejam maiores de 21 anos.

 

Os procedimentos fazem parte do programa de Planejamento Familiar, executado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semusa. É importante destacar que, o procedimento cirúrgico pode ser realizado independentemente do número de filhos vivos e não é necessário o consentimento do cônjuge.

 

Segundo a secretária de saúde, Tatiane de Almeida Domingues, o principal critério para a realização das cirurgias, é que os pacientes sejam maiores de 21 anos. A prefeitura ainda informou que caso queira outras informações, o interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima de onde mora.

O que é Vasectomia?

É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.

 

Como é feita a vasectomia?

O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

 

Vantagens da vasectomia:

– método seguro para evitar a gravidez;



– não é necessário utilizar pululas ou outros medicamentos;

– não é necessário interromper o ato sexual;

– cirurgia bem mais simples que a laqueadura de trompas feminina.

 

Vida sexual após a vasectomia:

Muitos homens se recusam a fazer essa cirurgia porque imaginam que ela possa provocar distúrbios de ereção, no que estão completamente enganados. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.

 

O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozoides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação. Assim, não há interferência na função erétil ou na potência sexual; os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção do pênis não estão envolvidos na cirurgia de vasectomia.

 

Obs.: Depois da cirurgia é fundamental permanecer utilizando um método anticoncepcional por 60 dias aproximadamente, pois alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal. Em poucos meses, porém, o sêmen (líquido que é ejaculado durante o ato sexual) não conterá mais espermatozoides, impossibilitando a gravidez. (informações do site BVS Atenção Primária à Saúde. Telessaúde Rio Grande do Sul )

 

Laqueadura

A laqueadura, também conhecida por ligadura de trompas, é um processo cirúrgico feito com objetivo contraceptivo, ou seja, que impede que a mulher engravide novamente. Nesse procedimento, as tubas uterinas são obstruídas, cortadas e/ou amarradas, impedindo a descida do óvulo e subida do espermatozoide, tendo como resultado um índice de concepção menor que 1%.

 

Ela pode ser feita a partir de corte cirúrgico no abdome, por laparoscopia ou via vaginal, e a cirurgia dura, em média, quarenta minutos. É necessário o uso de anestesias, geralmente do tipo raquidiana, e internação de pelo menos meio-dia. Após a cirurgia são necessários dez dias de repouso. É importante que a mulher não tenha relações sexuais por cerca de uma semana, e seja utilizada camisinha por aproximadamente um mês, em todas as relações. A menstruação e suas atividades hormonais raramente são afetadas.

 

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaru/PMJ