O estado registrou quase 3 milhões de raios em 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A região fica atrás dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins, que juntos somam mais de 52 milhões de descargas elétricas na atmosfera este ano.
Os raios que atingiram o solo da região norte somaram quase 60 milhões de registros. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Os raios são descargas atmosféricas de grande intensidade que ocorrem dentro das nuvens de tempestade, a partir de cargas elétricas provocadas pelo atrito entre partículas de gelo.
Quando o campo elétrico produzido por essas cargas excede a capacidade isolante do ar, a descarga elétrica se forma.
A probabilidade média de uma pessoa ser atingida por um raio no brasil, ao longo de toda a sua vida, é de um em 25 mil, considerando uma expectativa de vida em torno de 75 anos, segundo o grupo do INPE.
Segundo o ELAT, os raios podem acontecer pouco antes da chuva começar ou no estágio final da tempestade. Portanto, é ideal buscar um abrigo assim que identificar nuvens carregadas no céu ou escutar um trovão. Deve-se evitar sair para lugares abertos, ou entrar na água de mar, rio ou piscina imediatamente após a chuva
Deixe seu comentário