Associações indígenas do MT realizam visita técnica em chácara do produtor de Jaru que ganhou duas vezes o prêmio de melhor cacau do Brasil

Publicada em


Associações indígenas do MT realizam visita técnica em chácara do produtor de Jaru que ganhou duas vezes o prêmio de melhor cacau do Brasil

 

Representantes das associações indígenas das etnias Araras e Cinta Larga do município de Aripuanã no Mato Grosso realizaram visita técnica na tarde desta terça-feira (05/12) à Chácara Tiengo, localizada na RO-464 (antiga Linha 603), que dá acesso ao município de Theobroma em Jaru, de propriedade do produtor jaruense Deoclides Pires da Silva.

 

A amêndoa do cacau do produtor jaruense Deoclides foi eleito pelo segundo ano consecutivo a melhor do Brasil, na categoria Varietal, no 5º Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade, durante cerimônia de premiação realizada no último dia 24 de novembro em Ilhéus, na Bahia. Ele concorreu com um cacau da variedade CCN51.



 

Acompanhados pelo agente de Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Leandro Ezequiel Oliveira, do engenheiro agrônomo Júlio Lucas de Assis e pelo consultor das Associação Pasakarééj e Associação Yukatkatan, Lauriano Martins, os indígenas visitaram na última segunda-feira (04/12) o Viveiro Cacaueiro Cacau & Cia, em Ouro Preto do Oeste, onde participaram de atividades como prática de enxertia e receberam informações sobre as oportunidades do cacau.

 

Nesta terça-feira o destino do grupo foi o município de Jaru, onde visitaram a chácara da Família Tiengo e ouviram do produtor Deoclides algumas dicas de como cultivar a lavoura cacaueira para que produza mais e com maior qualidade, objetivando aprender técnicas para aplicar no cultivo de cacau em suas terras no Mato Grosso.

 

Após a visita à chácara, o grupo seguiu para a fábrica dos Chocolates Tiengo, onde o genro do senhor Deoclides, Marcelo Medeiros e sua esposa Cristiane Tiengo mostraram um pouco de como são fabricados os chocolates artesanais e puderam degustar alguns dos produtos feitos com o melhor cacau do País, como licor, geleia, mel e o próprio chocolate.

 

Em breve a família jaruense estará inaugurando uma loja para comercializar os Chocolates Tiengo e demais produtos derivados do cacau, que ficará localizado em frente à fábrica, na rua Minas Gerais, no Setor 05.

 

 

Fonte: Anoticiamais