A transformação é evidente na Rodovia-491, conhecida como Linha 45, que interliga São Felipe d’Oeste a Santa Luzia d’Oeste, na região da Zona da Mata. O cenário dá espaço para uma moderna pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ.
O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Eder Fernandes informou que estão previstos, aproximadamente 25 quilômetros de asfalto, com sistemas completos de drenagem e sinalização horizontal e vertical.
“A empresa contratada já finalizou mais de cinco quilômetros de pavimentação. Estamos progredindo com a drenagem e terraplenagem, visando a rápida entrega de mais quilômetros pavimentados à comunidade”, destacou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, o recurso da obra, superior a R$ 45 milhões, provém de emendas parlamentares da bancada federal e contrapartida do Governo do Estado.
“Esta obra, há anos esperada pela população da região, não apenas melhora a infraestrutura, mas também estimula o agronegócio e impulsiona a economia local”, disse.
Para o produtor rural de Parecis, José Alves, “a nova estrada reduzirá, significativamente, o tempo de viagem, beneficiando nós produtores, que sonhamos com uma rota asfaltada para escoar nossa produção aos municípios vizinhos”, pontuou.
Os engenheiros fiscais do DER, Ernandes Bonfim e Sergiana Nobre ressaltam a importância do trabalho da equipe técnica do Departamento junto à obra.
“Nossa fiscalização é rigorosa, garantindo que a execução atenda aos mais altos padrões de qualidade. As estratégias de drenagem são essenciais para assegurar a durabilidade e eficiência da pavimentação, prevenindo erosões e aumentando a segurança viária. Além disso, estamos acompanhando a aplicação do CBUQ na rodovia”, explicam.
Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: George Henrique
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário