Última fase do Concurso Concacau realizada pela Seagri; premiação é nesta sexta-feira, em Jaru, RO

Publicada em


Última fase do Concurso Concacau realizada pela Seagri; premiação é nesta sexta-feira, em Jaru, RO

 

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) realizou na noite desta quinta-feira (28/09), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Jaru RO, a última fase de classificação do Concurso Concacau.

 

A gerente de Programas e Projetos da Seagri e coordenadora do Concacau, Larissa Cristina Duarte foi quem coordenou o Sensorial em Chocolate, juntamente com a técnica Laboratória e sensorialista do Centro de Inovação do Cacau de Ilhéus na Bahia, Laysa Santos.

 

O júri do Sensorial em Chocolate foi composto por 10 julgadores selecionados pela Comissão e foram responsáveis por realizar uma prova à cega. Fizeram parte dos jurados: prefeito de Jaru João Gonçalves Júnior, o Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo da Silva Batista, a coordenadora do Agro do Sebrae, Fabiana Riva, o presidente da Associação de Produtores de Cacau e Chocolate de Rondônia (Cacauron), Estevam Magalhães, o secretário Executivo Regional da Casa Civil em Jaru, Cláudio Santos,  o diretor do Ifro de Jaru, Renato Delmonico, o presidente da Emater, Luciano Brandão, o representante da Ceplac de Jaru, João da Cruz, e as chocolaties Shalom Mendes e Jhanne Franco.

 

Na prova à cega, os lotes de chocolates foram provados e avaliados sem que os julgadores soubessem a origem dos mesmos. Essa avaliação foi feita com base em uma referência, e seguirá a metodologia do Consórcio de Expertos en Cacao Fino de Aroma – CoEx, que é amplamente reconhecida e utilizada internacionalmente para a avaliação das amêndoas dos inscritos no concurso.

 

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, a prova à cega também é uma oportunidade para os produtores receberem feedbacks objetivos sobre seus chocolates.

“Dessa forma é permitindo que todos os participantes possam aprimorar suas técnicas para atender cada vez mais às expectativas dos consumidores em relação à qualidade e ao sabor dos produtos”, declarou o secretário.

 

A avaliação realizada pelos julgadores terá um peso de 20% na nota final dos participantes do concurso. Ou seja, além de outros critérios de avaliação, como a qualidade da amêndoa, aroma, sabor e aspectos sustentáveis, a pontuação atribuída pelos julgadores terá um peso significativo para a classificação dos produtores.

 

Nessa etapa que serão definidos os grandes vencedores do Concurso Concacau, que receberão reconhecimento, premiação e a oportunidade de ampliar seus negócios e parcerias comerciais.

 

Participaram do evento ainda o vice-prefeito Jeverson Lima, a deputada federal Sílvia Cristina, o vereador Chiquinho do Cacau, o conselheiro do Sebrae em Rondônia, Cícero Noronha, a gerente Regional do Sebrae de Jaru, Aniele Caroline Tesser e a analista de Negócios e gestora de Projetos do Cacau no Sebrae, Marcileide Zirondi, entre outros



 

CONCACAU

O Concurso Concacau é uma iniciativa do Governo de Rondônia, que busca reconhecer e premiar os produtores de cacau do Estado, que se destacam pela qualidade e preocupação com a sustentabilidade em suas produções.

 

A Seagri pretende com a realização da Concacau é agregar valor à produção, permitindo assim maiores ganhos aos produtores rurais. O Concacau também tem como objetivo promover Rondônia como um produtor de cacau de destaque no cenário nacional e internacional.

 

A premiação do Concacau está marcada para esta sexta-feira (29/09), a partir das 8h, no Bosque Beira Rio, em Jaru, e será aberto ao público.

 

 

Fonte: Anoticiamais