O Deputado Estadual Dr. Luís do Hospital (MDB), também presidente da CAPR (Comissão de Agropecuária e Política Rural), sugeriu que a Comissão enviasse convites a órgãos e líderes para discutir a séria ameaça da monilíase aos cacaueiros em Rondônia. A reunião está marcada para o dia 26 de setembro de 2023.
A monilíase é uma doença fúngica que prejudica tanto os cacaueiros quanto os cupuaçuzeiros, destruindo os frutos em todas as fases de crescimento e podendo eliminar toda a produção. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou a presença da doença no estado vizinho do Acre, mas as autoridades já estão agindo para erradicá-la e impedir sua disseminação para outros estados.
Dada a gravidade da situação, Dr. Luís do Hospital propôs uma reunião urgente para fortalecer as medidas de contenção e evitar a propagação da monilíase em Rondônia.
“De acordo com o próprio Ministério da Agricultura e Pecuária, onde essa doença se instalou, sua ação foi mais destrutiva do que a velha conhecida vassoura-de-bruxa. A produção de cacau está em franco desenvolvimento no nosso estado, e não podemos deixar nossa produção ser ameaçada, muito menos atacada por um fungo tão letal quanto esse. Como presidente da comissão agropecuária e deputado estadual, quero unir forças com os órgãos e pessoas competentes, com o objetivo de bloquear a entrada dessa doença nos setores cacaueiros e cupuaçuzeiros do estado de Rondônia”, disse o deputado.
Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário