Viveiro Cidadão: criando oportunidades para a permanência dos jovens no campo

Publicada em


Viveiro Cidadão: criando oportunidades para a permanência dos jovens no campo

 

Dia 12 de agosto é o Dia da Juventude, e para marcar essa data, o projeto Viveiro Cidadão lança o documentário “Jovens no campo: cultivando sonhos e transformando realidades” para reforçar a importância da juventude no campo mostrando ações e histórias de impacto.

 

O projeto Viveiro Cidadão vem sendo patrocinado pela Petrobras em ações de restauração e preservação junto aos agricultores familiares com ações especialmente voltadas à juventude e às mulheres do campo.

 

Ajudando a implantar tecnologias sociais sustentáveis e módulos de formação por meio da Escola de Restauração Econômica Ecológica, são geradas oportunidades para a permanência dos jovens no campo e no território através de melhores condições de trabalho.

 

O processo de restauração florestal, implantação de quintais produtivos, a formação de coletores e a coleta das sementes, fazem parte desse ciclo construtivo de trocas, não só de sementes e mudas, mas de conhecimento; trazendo retorno econômico por meio de atividades que fortalecem a floresta em pé.

 

Um exemplo é a formação da indígena Maria de Nazaré Tupari, da Terra Indígena Rio Branco, no curso de coletores sementes, melhorando os conhecimentos para a seleção das matrizes para plantio e venda das sementes coletadas, adquirindo assim, renda extra para as mulheres e jovens da aldeia permitindo a permanência no território.



“Aqui, eu sinto que estou perto dos meus antepassados, porque eles lutaram pra viver aqui, e aqui eu quero ficar” (Maria de Nazaré Tupari)

Jovens no Campo

 

Um dos grandes problemas encontrados na agricultura familiar é a permanência dos jovens no campo, que migram para as cidades em busca de emprego e ensino. Segundo o último Censo Agropecuário, apenas 1,8% dos jovens até 24 anos estão na área rural em Rondônia.

 

O documentário retrata as possibilidades para permanência da juventude no local de origem, mostrando exemplos positivos desse processo de trabalho em conjunto.

“Sempre digo que aprendo muito, da mesma forma que eu passo conhecimento, ao mesmo tempo, absorvo o conhecimento.” (Maiquiane de Souza Martins – Extensionista)

E os resultados do projeto Viveiro Cidadão são sentidos a cada visitação às propriedades, com os jovens mais inseridos no processo, áreas degradadas sendo restauradas, e o retorno financeiro pelo cultivo produtivo sustentável. Fazendo com que a escolha da
juventude seja a permanência.

“Toda a minha vida crescendo aqui, eu sempre gostei de trabalhar na roça […] sempre gosto de estar mexendo numa horta, trabalhando mesmo no duro, para mim é a melhor vida que tem.” (Daiana Nascimento)

 

 

Fonte: Ecoporé