PM vai reforçar segurança no final de ano em Jaru

Publicada em


Os trabalhos se estendem por dezembro e janeiro.

 

Tenente Coronel Áureo Cesar, o Jornalista P. Nascimento – Foto: PortalP1

 

O Comandante do 8.º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, que compreende os municípios de Jaru, Theobroma, Vale do Anari e Machadinho d’Oeste, além de todos os distritos pertencentes as estes municípios, Tenente Coronel Áureo, foi entrevistado pelo radialista P. Nascimento da emissora FM do Povo 94,9 MHZ, na ultima semana, oportunidade em que falou sobre o reforço na Polícia Militar neste final de ano, responsável pelo patrulhamento ostensivo, diuturnamente.

 

De acordo com o comandante Áureo, os meses de dezembro e janeiro, são meses de muita movimentação, viagens, pessoas se deslocando, indo e vindo quase que o tempo todo e, por isso, a movimentação de pessoas, a trafegabilidade nas rodovias e vias urbanas, além de vicinais aumenta muito, ou seja, o fluxo de pessoas e veículos é intenso, necessitando um trabalho direcionado das forças de segurança.

Residências durante as viagens

De acordo com o Coronel, se não há monitoramento feito por uma empresa, este deve acontecer por parte de um parente, amigo, vizinho, ou seja, a casa enquanto os donos viajam, deve ser assistida por alguém de confiança da família.

Registro de ocorrências

Conforme o militar, é preciso que toda e qualquer situação que exige registro seja procedida na UNISP. “É preciso que o cidadão registre as ocorrências, pois, elas ajudam além de estatisticamente, elas contribuem para proceder o flagrante. Nalguns casos durante as rondas, os policiais flagram pessoas com objetos suspeitos, mas como não há registro de ocorrência, acabam impunes”, disse.



Efetivo nas Ruas

Coronel Áureo lembrou que o efetivo de reforço permanece na rua enquanto o comércio estiver atuando ainda, barreiras, blitzes e operações do tipo, irão acontecer com o objetivo de tira de circulação elementos que possam causar dano ao cidadão de bem.

Patrulha Escolar

Conforme o Coronel, os policiais que pertencem a esta patrulha também integrarão o reforço no final de ano. Sobre o trabalho desses agentes, o comandante disse que os integrantes participaram de cursos na área de segurança pública e que nas instituições escolares, atuam como a extensão da família, apoiando e aconselhando os estudantes.

Áureo também lembrou que o PROERD (Programa de Erradicação das Drogas nas Escolas), que trabalha com todos os 5.º ano das escolas públicas no estado de Rondônia, é um grande formador de novos cidadãos de bem.

 

Por fim, o militar alertou sobre a violência domestica, que ocorre especialmente entre casais, envolvendo filhos e toda a família e alertou que a Polícia Militar vai apoiar a delegada Caritiana Cuellar no sentido de buscar, apreender e cumprir mandados contra quem pratica este tipo de violência.

 

O reforço policial em Jaru já é bastante atuante e os resultados já podem ser notados, pois, há aumento de registro de ocorrência, devido a intensificação da fiscalização diuturnamente.

Da Redação PortalP1

Tenente Coronel Áureo Cesar, o Jornalista P. Nascimento – Foto: PortalP1