Acreditando no impossível: Jovem com paralisia cerebral é aprovado no ENEM e conta com o apoio da mãe na realização do sonho

Publicada em


Foto: Razões Para Acreditar

 

  • Definitivamente, o impossível é algo que não existe no vocabulário do jovem Rafael Douglas, acadêmico de Ciência da Computação, que venceu uma grande disputa após conseguir a única vaga para o curso na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Com 25 anos e morador de Cuiabá (MT), Rafael Douglas nasceu com paralisia celebral e sempre estudou em escola pública. Ele tinha tudo para seguir a vida se vendo como “vítima da sociedade”, ou algo parecido, mas preferiu acreditar que seria capaz. E o resultado prova que ele foi além.

 

Chamado por sua mãe como “O Imparável”, ele é filho de uma diarista e tem mais cinco irmãos. Ainda há um primo que mora na mesma residência com a família na capital de Mato Grosso. Ambos estão aos cuidados apenas da mãe, que, em meio às dificuldades da vida, nunca deixou de fazer o melhor pelos filhos, especialmente Rafael Douglas que, mesmo tendo paralisia cerebral foi aprovado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado do ano passado e, agora em 2023, começou a fazer o tão aguardado nível superior.

 

Para ajudar a realizar o sonho do jovem, sua mãe, leva-o até a universidade todos os dias assim que sai do trabalho. Entre a casa e a universidade, a diarista gasta uma hora e 40 minutos, onde pega dois ônibus e ainda faz uma longa caminhada em estrada de chão. Tudo para garantir que o sonho do filho não seja interrompido.



 

Rafa, como é conhecido, sempre foi uma pessoa alegre e a satisfação está estampada em seu rosto após alcançar o resultado almejado. Ele não desenvolveu a fala e tem tetraplegia espástica (dificuldade para mexer braços e pernas). Para escrever utiliza apenas o dedo do pé, onde, através de um teclado adaptado a um celular, digita o que for preciso em seu processo de aprendizagem.

 

A história do jovem sonhador que conseguiu vencer os mais difíceis desafios da vida repercutiu na internet nos últimos dias. Em virtude disso, uma campanha denominada “Vamos Ajudar Rafael, o Imparável a se Formar”. Até o fechamento da reportagem, mais de R$ 80.000,00 (Oitenta Mil Reais) já haviam sido arrecadados. O objetivo, entretanto, é chegar a R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais). Os responsáveis pela campanha pretendem utilizar o dinheiro para adquirir uma cadeira de rodas motorizada, entre outros itens, que possam garantir ao jovem uma vida acadêmica com o mínimo possível de obstáculos.

 

Saiba como contribuir pelo link:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vamos-ajudar-rafael-o-imparavel-a-se-formar

 

Fonte: portal p1 / Gazeta Digital

 

Link original da reportagem:

https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/aprovado-na-ufmt-jovem-com-paralisia-faz-vaquinha-para-comprar-cadeira-motorizada/728617