Desligamento programado possibilita obras de melhorias no sistema elétrico

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foto: WhatsApp/ernegisa

 

 

A Energisa Rondônia realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade e reduzir ocorrências de falta de energia. Somente em 2022, mais de 1800 manutenções foram realizadas na rede elétrica, com um investimento de mais de R$ 26 milhões. 

 

 

Para este ano de 2023, além dos investimentos na manutenção preventiva, a concessionária deverá investir em obras de instalação de novos equipamentos de alta tecnologia, construção de novas linhas e ampliação de subestações, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia. “Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, explica o gerente de Operação da Energisa, Filipe Lima.

 

 

A Energisa vem investindo em novas tecnologias, a exemplo do Mega Jumper, que é um equipamento que permite o isolamento do trecho que recebe a  melhoria da rede elétrica, sem que seja necessário desligar a rede, ou seja, sem que seja necessário  interromper o fornecimento de energia durante a obra.



 

 

Porém, em situações que não é possível utilizar essas técnicas e equipamentos, é necessário realizar o desligamento da rede de forma programada. Para isso, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência sobre o desligamento programado por meio do site da empresa,  APP EnergisaON,  por e-mail e, em alguns casos, por WhatsApp. O intuito é de que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada. 

 

 

Nos avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para garantir a segurança dos profissionais da empresa e, também, da população.

 

 

Além do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

 

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes”, conclui o gerente.

 

Canais de atendimento

Site: energisa.com.br    

WhatsApp (Gisa):69 99358-9673

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)  

Call Center: 0800 647 0120

 

 

 

Fonte: Carla Nascentes Coelho da Silva