O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – Conepod, está promovendo atividades de conscientização e prevenção nas instituições de ensino urbano e indígenas, no período de 4 a 7 de abril, em Espigão do Oeste. Na manhã da terça-feira (4), na sede da OAB, aconteceu uma reunião com autoridades locais, diretores de escolas da rede municipal e estadual, representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal Antidrogas e do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.
O presidente do Conselho, David Inácio, destacou a importância das atividades de conscientização e prevenção, direcionadas aos jovens e adolescentes; falou sobre os malefícios que as drogas lícitas e ilícitas causam a saúde do ser humano.
Os professores do Departamento de Psicologia – DPSI da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Paulo Renato Vitória Calheiros e Paulo Rogério Morais, e o psicólogo Indigenista Especialista em Saúde Mental e Dependência Química da Ong Kanindé, Edson da Costa Carvalho, além de técnicos do próprio Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, foram convidados para participarem do trabalho, e debaterem formas eficientes de se trabalhar junto ao público estudantil; a temática da prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, com autoridades e educadores.
“O Conepod é responsável pela articulação, a nossa missão aqui é macro, nós trouxemos especialistas para debatermos o assunto e juntos encontrarmos alternativas para trabalharmos ações de conscientização e prevenção junto ao público jovem”, disse o presidente do Conselho.
Para o governador do Estado, Marcos Rocha a conscientização dos jovens sobre os malefícios que as drogas causam é de fundamental importância.
“As ações do Conepod junto as instituições de ensino asseguram que de fato as ações alcancem resultado”, afirmou.
A promotora de Justiça de Espigão do Oeste, Lurdes Helena Bosa destacou a relevância das ações preventivas ao consumo de drogas, e disse que são comuns as ações repressivas de prisão e apreensão de produtos ilícitos. Pontuou que o caminho para o enfrentamento é a união de todos os órgãos, inclusive da sociedade. O prefeito de Espigão do Oeste, Welington Campos disse que reativou o Fundo Municipal Antidrogas para oferecer meios, com objetivo de que as ações preventivas aconteçam de fato em seu município, pois o consumo de drogas lícitas e ilícitas tem aumentado consideravelmente na região.
No período da tarde, o Conepod esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerris Adriani Turatti, onde promoveu roda de conversa com os professores e atividades com os alunos. Os professores do Departamento de Psicologia da Unir e o psicólogo da Ong Kanindé debateram o tema com os professores, enquanto o coordenador de Atividades Sociais da Polícia Militar de Rondônia, coronel Odenilson Braga trabalhou com os alunos no pátio da escola.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário