Termina nesta quarta, 15 de março, o período do defeso, em Rondônia

Publicada em


 

Esse é o Surubim da Amazônia. Foto: Pixbay

O período de defeso de diversas espécies de peixe termina nesta quarta-feira (15) em Rondônia. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), “a pesca das espécies que eram proibidas, volta à atividade legal”.

A partir de agora, é possível realizar a captura e fazer o transporte de até cinco quilos de peixes ou um exemplar, por semana. De acordo com a Sedam, todas as espécies de peixe, tanto nos berçários e afluentes do rio Guaporé, podem ser pescadas, incluindo os seguintes tipos:



Pescada;
Surubim;
Caparari;
Pirapitinga;
Jatuarana;
Dourada;
Filhote;
Pirarara.
Pirarucu e Tambaqui

O defeso do Pirarucu e do Tambaqui, período em que a pesca, transporte, beneficiamento e comercialização dessas espécies fica proibida, continua válido em Rondônia, indo até:
Tambaqui – até 31 de março;
Pirarucu – até 30 de abril.

A determinação é válida para todas as bacias hidrográficas no estado, incluindo os rios: Madeira, Mamoré, Jamari, Abunã, Machado, Roosevelt e na calha principal do rio Guaporé.

De acordo com o Governo de Rondônia, “quem desrespeitar a legislação durante o período do defeso, será penalizado com multas que podem variar de R$ 700 a R$ 100 mil”, além da apreensão do material usado na atividade.

 

Portal P1 com informações do G1/RO