Dia de Campo em Jaru, RO apresenta 1ª lavoura de cacau adensado do Estado

Publicada em


Print

Mais de 740 mudas de cacau foram plantados em menos de um hectare de terra.  A lavoura pertence ao cacauicultor

 

Foi realizada no fim de semana em Jaru, RO visitação a 1ª lavoura de cacau adensado do Estado. As visitas aconteceram enquanto foi realizado evento “Dia de Campo”, que é organizado pela Emater/RO.

A lavoura de cacau adensado, fica na Fazenda Vale do Rio Escondido, distante em torno de 30 km de Jaru. O dono da propriedade e consequentemente da lavoura, é o cacauicultor Cláudio Conceição que está no ramo há mais de 40 anos.

Conforme o produtor, o cacau adensado tem muitas vantagens, mas também carece de investimentos maiores que as lavouras convencionais.

 

“O cacau adensado tem um plantio diferente. São até 3,3 mil, plantas por hectare de terra. Já o plantio convencional é de 1,3 mil mudas. Quem opta pelo adensado, consegue colocar até três hectares em cima de um”, contou o cacauicultor.

 

O produtor ainda lembrou que aqueles que têm pequenas propriedades, poderão optar pela lavoura adensada e mesmo em pequenas chácaras próximas da cidade, poderão produzir em larga escala.



 

“Nosso objetivo com o plantio do cacau adensado é a alta produtividade, o fomento da indústria, agroindústria do setor, a geração de emprego e melhoria na renda das pessoas”, encerrou.

 

A lavoura de Claudio Conceição, contendo o plantio de cacau super adensado, é a única do Estado. Em 0,22 hectares de terra, foram plantadas 740 mudas de cacau de pelo menos cinco variedades.

Uma das variedades, vem sendo estudada por laboratórios parceiros e da Emater/Rondônia, há pelo menos cinco anos. É o CCN-51, que utiliza menos espaço e chega a produzir entre 5 e 7 kg, por pé de cacau.

O extensionista da Emater/Jaru Chiquinho da Emater foi um dos entrevistados. Ele destacou a importância da nova variedade e do sucesso que o experimento vem fazendo.

 

“Temos menos utilização de solo, de espaço, de área e com produção maior, pois, um pé desse cacau pode chegar a produzir 7 kg”, enfatizou.

 

Os cacauicultores destacaram que a formação do pé de cacau vai ajudar até mesmo na colheita. “Quem tiver dessa lavoura vai trabalhar mais descansado, o pé fica mais alto, com galhos apenas na copa da árvore, o que facilita para a limpeza, colheita e extração do cacau.

 

Portal P1

VEJA A REPORTAGEM NO LINK AQUI