Pelo menos 12 veículos foram depredados. Desses, ao menos seis são do Grupo IG, um dos maiores geradores de empregos do Estado.
Em silêncio absoluto e que deixou todo mundo sem entender nada até a manhã desta segunda-feira (21/11), o Governo do Estado de Rondônia ainda não se pronunciou sobre os ataques de manifestantes que realizaram bloqueios na BR-364, a veículos de várias empresas, seis deles do Grupo Irmãos Gonçalves, no final da semana passada.
O Grupo IG, foi e é, um dos maiores parceiros do Governador Marcos Rocha. É também um dos que mais gera emprego em Rondônia. O Coronel ainda não disse qual seria o procedimento a ser tomado pelo seu governo, em relação as manifestações, que tem prejudicado a economia do Estado e consequentemente do país.
O prefeito de Jaru (RO) João Gonçalves Junior, é filho do empresário João Gonçalves da Silva, dono da rede de supermercados em todo o Estado e também do Frigorífico Irmãos Gonçalves (Frigon), ambos com sede em Jaru.
João Gonçalves Jr., foi para as ruas em várias caminhadas, fazer campanha para o governador reeleito e conseguiu muitos votos para a reeleição do chefe do executivo estadual.
Além disso, o prefeito que é visto com ótimos olhos por todo o empresariado de Rondônia, elegeu um deputado estadual e um federal, ambos entre os mais votados da história do município.
“O silêncio é ensurdecedor e muitas vezes mais cruel que qualquer grito! Rubenita Simey”.
Como o fato aconteceu em Ariquemes (RO) o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar Tenente Coronel Bipo, se pronunciou garantindo que os vândalos serão identificados e presos.
Para a imprensa, nenhuma informação sobre o “andamento das investigações” foi passada. Há quem diga que imagens de todos os vândalos, já estaria em poder da Polícia Civil.
O Delegado Regional Ricardo Rodrigues falou que todas as evidências já teriam sido entregues para a Polícia Federal, que vai investigar o crime, que aconteceu numa rodovia federal.
Através do setor de comunicação, que em Rondônia é chefiado por Andrei Milton, a Polícia Rodoviária Federal divulgou a prisão de dois suspeitos, que podem ter envolvimento direto com os crimes que vem sendo registrados nos bloqueios.
Os dois homens, são acusados de saques. Eles teriam sido flagrados por patrulheiros saqueando a carga das carretas depredadas. Um dos suspeitos presos, também teria ameaçado policiais e proferido palavras racistas. “Vocês são homens com essa farda. Tira a farda e vem pra cima, seu preto encardido”.
Os ataques dos manifestantes aos doze veículos depredados, foi assunto também no Fantástico da Rede Globo de Televisão. O programa Fantástico, que já foi líder absoluto de audiência no horário, mostrou imagens da carreta incendiada e disse que dez pessoas foram presas no fim de semana no Estado, sendo duas em Ariquemes e outras oito, em Vilhena (RO).
A Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se manifestaram contra o vandalismo e a depredação de patrimônio, quer seja público ou privado.
Um vídeo gravado no dia posterior aos ataques, mostra um dos veículos incendiados, completamente destruído.
Ver essa foto no Instagram
Deixe seu comentário