Campanha “Outubro Rosa” incentiva servidoras estaduais da Segep sobre a importância de exames preventivos

Publicada em


 

O cuidado precoce contra o câncer de mama e outras doenças associadas à mulher deu início à Campanha “Outubro Rosa”, aderida pelo Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep. Durante o mês, a secretaria intensificará os trabalhos de conscientização e informação ao público, visando expandir o tema, tanto para as servidoras estaduais quanto à população em geral.

A organizadora da campanha pela Segep, Zelinda Rebouças destaca que estão sendo programadas atividades voltadas ao quadro de colaboradoras da Superintendência, se estendendo também aos demais órgãos do Estado. “Uma das principais ações que vamos implementar são palestras com especialistas no assunto, como forma de trazer informações detalhadas e compartilhar experiências, reforçando o ponto-chave desta mobilização”, explica.

 Outra atividade a ser desenvolvida será a oferta de exames preventivos, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, por meio da “Carreta do Amor”. Com o serviço móvel, nos dias 17 e 18 de outubro, das 8h às 18h; os exames de mamografia e papanicolau estarão sendo disponibilizados no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho; a organizadora da campanha ressalta que os serviços serão gratuitos e direcionados a todas as servidoras estaduais dos órgãos públicos.



Para a servidora da Segep, Jaqueline Cetauro, a iniciativa reforça a importância da mulher manter sua saúde em dia. “Na correria do trabalho e outros momentos, temos a tendência de esquecer o autocuidado. A mobilização do “Outubro Rosa” conseguiu reforçar o cuidado e o amor próprio, bem como incentivarmos nossos familiares e outras mulheres na busca por melhor atender essa fase da vida”, comentou.

 Segundo o superintendente Estadual de Gestão de Pessoas, Silvio Luiz Rodrigues, cerca de 70% do quadro efetivo da Segep é feminino, o que reforça a importância desta mobilização. “O mês de outubro já é significativo, pois permite aumentarmos o fluxo de informações sobre o cuidado preventivo para as doenças que acometem as mulheres. Sabemos que apenas o câncer é considerado uma doença de risco à vida, porém, a chance de cura acontece com prevenção e tratamento, sendo um trabalho que ocorre pela capacidade da sociedade estar aberta ao assunto”, declarou.

OUTUBRO ROSA

O “Outubro Rosa” originou-se de um movimento internacional nos Estados Unidos que buscou a conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Desde então, a campanha é celebrada em outros países, como o Brasil, sob recomendação do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, entre outras, contribuindo assim para a redução da incidência e mortalidade de mulheres, muitas vezes precocemente.