Cibra constrói uma cultura inclusiva, respeitosa e diversa por meio de suas ações sociais

Publicada em


Cristina Oliveira, Diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra

Um bom exemplo dessa iniciativa é o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido em parceria com o SESI, que contribui para alfabetizar funcionários que não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio

 

Camaçari, agosto de 2022 – A Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil e acredita que a chave para toda e qualquer mudança cultural ou estratégica de uma organização é a sensação de pertencimento do indivíduo e, por meio das suas ações sociais, reforça que os principais ativos de uma organização não são máquinas, ambientes e bens, mas sim pessoas.

E, por acreditar que é possível fazer a diferença e contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais engajada, a companhia promove o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que fazem parte de sua cadeia de produção, realizando ações socialmente responsáveis. Essas iniciativas permitem que a empresa entenda o seu papel estratégico na sociedade e estimule os seus colaboradores a também atuarem efetivamente como agentes de transformação.

Com esse objetivo, foram desenhados alguns rituais, programas e materiais, tais como: o Manifesto do Presidente; Programa de Integração, que apresenta para todos que iniciam na companhia a sua filosofia corporativa; o Código de Ética; DDEs (Diálogos Diários de Eficiência); Feedbacks; Pesquisa de Clima; Educa Cibra; e o programa Gente que Faz a Diferença.

Foi por meio da Pesquisa de Clima, por exemplo, que uma ação em especial encheu de orgulho a empresa, pois trouxe à tona a realidade que alguns colaboradores do time de Operações, que trabalham há muito tempo na Cibra, tinham dificuldade para ler e escrever e, por isso, ficavam inibidos por não conseguirem participar de alguns programas da organização. Esta foi a oportunidade para mudar essa situação implantando algo que transformaria o destino deles: o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).



A empresa firmou uma parceria com o SESI para levar o EJA para a unidade de Camaçari, na Bahia, buscando desenvolver a alfabetização de parte do time que não teve a oportunidade de concluir os Ensinos Fundamental e Médio. Essa ação envolveu cerca de 12 colaboradores em Camaçari e Candeias, ambas na Bahia. “Conseguimos enxergar, no dia a dia, como esta iniciativa trouxe mais dignidade e inclusão ao time”, diz Cristina Oliveira, Diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra.

Este benefício é único, pois gera vantagens principalmente para o colaborador, que adquire conhecimento e leva para a sua vida o diploma de conclusão. No dia da formatura, eles foram parabenizados pela Cibra pela coragem de aceitar este novo desafio. O colaborador Aluísio Oliveira Rios, por exemplo, participou do programa e agradeceu a chance que a companhia deu a ele para ter acesso a este aprendizado. “Estou realizado e tranquilo. Depois do curso, as minhas atividades profissionais estão sendo desenvolvidas com mais facilidade, como é o caso do trabalho de análise de risco de segurança”, afirma.

“O Sesi tem a experiência prática de trabalhar com empresas e a Cibra veio agregar valor à nossa atividade docente de levar conhecimento para os alunos. Os estudantes ficaram apreensivos no início do programa, mas aos poucos foram entendendo a importância daquela iniciativa para suas vidas. O conhecimento científico era só o que faltava para aprimorarem mais o seu trabalho”, diz Leliane Mazei, instrutora do Sesi.

 

Sobre a Cibra

Há quase 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e o grupo britânico Anglo American. A empresa opera em WFA – Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 12 unidades fabris, com operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto. A Cibra é, há quatro anos consecutivos, certificada pela GPTW “Great Place To Work”, como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Saiba mais em: www.cibra.com.

 

Grupo Printer – Assessoria de Imprensa da MDS Brasil