TSE altera regra e eleição será das 7 às 16h em Rondônia

Publicada em


 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em decisão tomada no mês de dezembro de 2021, decidiu padronizar o horário destinado à votação em todo o Brasil com a hora de Brasília. Embora, esteja em vigor para o pleito eleitoral deste ano, o assunto ainda não sendo está sendo divulgado com intensidade.

Conforme determina o Artigo 2º da Resolução 23.674, de 21 de dezembro de 2021, “nas Eleições 2022, no dia da eleição, todas as unidades da federação, sem exceção, observarão o mesmo horário oficial de Brasília”. Com isso, o eleitor que reside nos estados que não seguem o horário oficial de Brasília devem se atentar um pouco mais.



Em Rondônia, por exemplo, as urnas serão liberadas para a votação uma hora mais cedo em relação aos pleitos anteriores e também serão encerradas 60 minutos antes do horário destinado em eleições passadas. Portanto, a votação no Estado será das 7 às 16 horas. O eleitor que chegar após as 4 horas da tarde, não poderá votar em nenhum candidato.

Além de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Roraima serão afetados pela medida imposta pelo TSE. A Resolução, segundo o Tribunal, visa evitar a divulgação de possíveis teorias conspiratórias como ocorreu no pleito de 2018.
À época, o resultado para os candidatos ao cargo de presidente só começou a ser divulgado após as 19 horas, quando o pleito foi concluído no Estado do Acre, onde o horário local é duas horas a menos que o seguido em Brasília.

Veja as principais mudanças:

• Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Pará: das 7h às 16h;

• Acre: das 6h às 15h;

• Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h;

Os demais estados (fuso horário de Brasília): das 8h às 17h.

 

Fonte: Portal P1 / Com informações do TSE