8º Batalhão de Polícia Militar registra 35 denúncias de flagrantes relativos ao descumprimento do Decreto Emergencial em sua área de atuação nesse fim de semana

Publicada em


8º Batalhão da Policia Militar de Jaru – Foto: PortalP1

 

Apesar das medidas preventivas adotadas pelo governo do estado de Rondônia para o enfrentamento e prevenção do  novo coronavírus, o número de registros de ocorrências de casos de descumprimento do Decreto emergencial tem aumentado. Dentre essas medidas, uma das mais recomendadas é a de evitar aglomerações e realização de eventos de qualquer natureza, de caráter público ou privado, com mais de cinco pessoas.



 

Infelizmente a população tem agido de maneira inconsequente, não observando a seriedade da doença e não obedecendo às orientações e normas de segurança da saúde que de acordo com o Código Penal Brasileiro, é considerada como crime contra a saúde pública, conforme o Art. 268 que diz em seu texto: – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa. Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro. Omissão de notificação de doença. Devido essa situação o 8º Batalhão de Polícia Militar registrou em sua área de atuação, 35 casos de descumprimento ao decreto, entre os dias 05 a 07 de junho, sendo que em todos os locais as pessoas confirmaram que sabiam que sua conduta contrariava o decreto emergencial do estado, desta forma foi  lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os responsáveis irão responder penalmente.

 

Desse total foi feito 21 registros no município de Jaru, 13 registros em Machadinho do Oeste e 01 em Vale do Anari.

Solicitamos à população que denuncie as aglomerações através do190 nos ajudando a gerar mais segurança e saúde a todos.

 

Por Assessoria