276 casos de dengue confirmados no estado; Rondônia não está na lista da distribuição do imunizante

Publicada em


276 casos de dengue confirmados no estado; Rondônia não está na lista da distribuição do imunizante

 

De acordo com os dados atualizados pelo Ministério da Saúde, o Brasil atingiu 512 mil casos de dengue em 2024.

 

Os números incluem o volume de casos confirmados e os que ainda estão em investigação, em todos os estados, de janeiro até 12 de fevereiro. Também foram confirmadas 75 mortes pela doença. Outras 217 estão em investigação.

 

Em Rondônia, cerca de 40 município estão em surto de dengue e outras 10 cidades encontram-se em alertas para a doença, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

 

No total, foram confirmados 276 casos de dengue, 1 de chikungunya e 1 de zika vírus em janeiro de 2024.



 

Apesar dos casos em alta neste ano, houve uma redução em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 2875 casos e 7 mortes causadas pela doença em Rondônia, de acordo com a Agevisa.

 

De acordo com o levantamento rápido de índices para o aedes aegypti (LIRAA-LIA), entre os principais locais que servem como criadouros do mosquito no estado estão: caixas d’água, pequenos depósitos móveis, depósitos fixos, pneus, recipientes plásticos, latas, sucatas, entulhos e depósitos naturais

 

Portanto, não deixar água parada em recipientes e manter ambientes limpo dentro e fora de casa, principalmente no período de chuvas, é importante para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença. Além disso a população deve evitar deixar o lixo a céu aberto para evitar o acúmulo de água.

 

Na Região Norte, quatro estados entraram na lista primária de distribuição do imunizante, são eles, Tocantins, Acre, Amazonas e Roraima, mas Rondônia não é um dos Estados dentro da lista da distribuição do imunizante por meio da rede pública

 

 

Fonte: portal p1 com informações da rede Amazônica