14 de abril: Dia Internacional do Café, a bebida dos brasileiros

Publicada em


 

A Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia, a FAPERO, celebra a importância da data, 14 de abril (Dia Internacional do Café) para todos os brasileiros e rondonienses.

 

O Brasil é o maior produtor mundial de café com aproximadamente 55,7 milhões de sacas colhidas (previsão em 2022). Rondônia ocupa a quinta posição nacional da produção de café com destaque para o café conilon e robustas. Graças às tecnologias empregadas nas lavouras de café, aliadas ao avanço das pesquisas é possível a identificação de grãos de café superiores com potencial para obter bebida com nuances, aromas e sabores distintos, e claro, uma excelente colheita.



 

O papel das Fundações de Amparo à Pesquisa são de extrema importância para que as pesquisas desenvolvidas na cafeicultura possam a cada ano obter sucesso no resultado final que é o sabor do grão de café.

 

Um conjunto de tecnologias de pós-colheita desenvolvido por meio das pesquisas, de baixo custo e voltado para a agricultura familiar, constitui infraestrutura mínima para produção de café com qualidade.

 

Rondônia é o segundo produtor de café conilon do Brasil, o que coloca a cafeicultura da região como atividade de grande importância econômica e social para o estado.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fapero – Governo de Rondônia.