Portal P1 entrevista Ludimila Oliveira, Chefe de Núcleo do SINE em Jaru, RO

Publicada em


Sine de Jaru, RO – Foto: PortalP1

 

Você conhece as Secretarias e Órgãos que administram sua cidade? Em uma série de reportagens, o Portal P1 irá explicar como funciona a administração jaruense e quais são os deveres de cada departamento, setor ou secretaria que atuam no município.

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) é constituído por diversas agências espalhadas pelo Brasil especializadas em oferecer serviços ligados aos direitos trabalhistas. O SINE foi criado em 1975, atendendo a demandas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e é considerado um “programa nacional destinado a assegurar e a manter o pleno emprego”, de acordo com o documento que oficializou o sistema.

Para explicar mais sobre a agência do SINE em Jaru, o Portal P1 entrevistou a Chefe de Núcleo Ludimila dos Santos Oliveira. Confira!

Chefe de Núcleo Ludimila dos Santos Oliveira

 

Portal P1: Com qual finalidade o SINE foi criado?

Chefe de Núcleo Ludimila: Criado com o objetivo de fazer a mão-de-obra através de suas agências, controlar o pagamento do Seguro-Desemprego e apoiar os usuários a se reinserir no mercado de trabalho.

Portal P1: Como uma pessoa pode se candidatar a uma vaga pelo SINE em Jaru?

Chefe de Núcleo Ludimila: A pessoa pode se candidatar pelo site Emprega Brasil ou procurar uma agência mais próxima. Os documentos necessários são Carteira de Trabalho e documentos pessoais.

Portal P1: Quem pode se candidatar a uma vaga de emprego no SINE?

Chefe de Núcleo Ludimila: Pessoas que estejam desempregadas e que tenham interesse em se reinserir no mercado de trabalho. Com a Carteira de Trabalho e documentos pessoais realizamos a coleta de dados (ou cadastro) dos candidatos inscritos no sistema, de forma a estruturar diferentes perfis para as vagas disponíveis. Lembrando que não somos nós que escolhemos as pessoas, e sim as empresas.

Portal P1: Qual é a atual situação do SINE em Jaru? Está aberto e em funcionamento durante a pandemia?

Chefe de Núcleo Ludimila: Sim, aberto e em funcionamento! De 7h30 às 13h30 (presencial).

Portal P1: A pandemia interferiu nas ofertas e procuras de emprego no SINE? Se sim, de que forma ela interferiu?

Chefe de Núcleo Ludimila: Sim, muito! Antes da pandemia nós fazíamos visitas semanais nas empresas reforçando a importância do SINE na nossa cidade e buscando vagas. Com a pandemia, houve uma grande diminuição de busca de vagas de emprego por parte dos empregadores.

Portal P1: Como o SINE de Jaru tem lidado com a crise da Covid-19? O que teve de ser adaptado à nova realidade?

Chefe de Núcleo Ludimila: É notório que a interação social e a ocupação física dos espaços, por exemplo, são transformações que aconteceram desde já. Houve mudanças no atendimento presencial, seguindo às normas do Ministério da Saúde de usar máscaras, álcool e luvas. Também orientamos as pessoas a irem ao SINE sozinhas. E implementamos atendimento via WhatsApp para facilitar o público de outros municípios que necessitam requerer o benefício Seguro-Desemprego. O atendimento pelo WhatsApp é 24 horas e não temos horário estipulado, diferentemente do atendimento presencial, que se encerra às 13h30.

Portal P1: Quais são as projeções de oferta de empregos para o segundo semestre de 2020?

Chefe de Núcleo Ludimila: A pandemia afetou diretamente o setor econômico. Devido a isso, houve queda no mercado de trabalho acarretando o desemprego e causando a diminuição na busca dos empregadores pela intermediação de mão-de-obra dos trabalhadores desempregados disponibilizada pelo SINE. Esperamos que o mercado de trabalho volte a girar e que possamos reinserir pessoas no mercado.

Assim que tudo isso acabar, retornaremos nossas visitas reforçando a importância do SINE na nossa cidade. Não deixamos de fazer isso via telefone, mas presencial é diferente.

Portal P1: Quais são as expectativas do SINE para quando a pandemia passar?

Chefe de Núcleo Ludimila: O SINE Estadual realizou uma pesquisa ativa nos Postos de Atendimento das regionais para elaboração de futuros projetos que favorecerão a população. Um deles são cursos de qualificação no mercado de trabalho em vários setores.

 

SINE JARU
Rua Tapajós, 3537, Setor 2
Telefone e WhatsApp: (69) 3521-5792
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 13h30