Vôlei feminino de Rondônia conquista ouro nos Jogos da Juventude 2024 em João Pessoa

Publicada em


Vôlei feminino de Rondônia conquista ouro nos Jogos da Juventude 2024 em João Pessoa

 

A equipe feminina de vôlei de Rondônia fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro nos Jogos da Juventude 2024, na quinta-feira (28), em João Pessoa. O torneio é um dos maiores eventos esportivos para jovens atletas do Brasil. A equipe de vôlei, composta por estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, foi a grande sensação da competição. Com um desempenho impecável, o time superou adversários fortes e consolidou sua vitória na final.

 

Na decisão, a equipe rondoniense teve que lidar com a pressão da final, mas segundo o técnico do time, Franci Lima, a união do grupo e o espírito de superação prevaleceram. As atletas garantiram a vitória por 3 sets a 1 contra o time do Amapá, em uma partida marcada por emoção e técnica apurada. A vitória garantiu ainda, a mudança de categoria do time, que sai da terceira divisão para a segunda.

“Foi uma vitória de todos. Cada treino, cada sacrifício, cada esforço valeu a pena. Estamos muito orgulhosos do que conquistamos. É o trabalho de um ano todo. As atletas se dedicaram muito para chegar até essa vitória. Ano passado ficamos em quarto lugar e hoje estamos levando a medalha de ouro para Rondônia”, frisou.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a vitória celebrada por toda a comunidade esportiva estadual demonstra o talento e dedicação dos jovens atletas, e a força da formação esportiva no estado.

“A medalha de ouro é uma premiação esportiva e uma vitória simbólica para o esporte em Rondônia. O governo tem trabalhado e incentivado o esporte nas escolas, o que tem proporcionado aos jovens uma base sólida para o desenvolvimento de suas habilidades”, ressaltou.

 

DESTAQUE

Um dos destaques do time foi a estudante Lauriana Pereira de Lans, da EEEFM Maria Arlete Toledo, localizada no município de Vilhena. Para treinar e realizar o sonho de ser uma jogadora de vôlei precisou se mudar de Cacoal, município onde residia com a família, para Vilhena.



“É uma sensação muito boa. A missão foi cumprida por todas nós do time. Comecei no vôlei com seis anos de idade e graças ao apoio da minha família e aos meus técnicos cheguei até aqui”, disse.

 

A estudante tem sonhos, quer se tornar uma atleta profissional e seguir na carreira de jogadora. Conta que se inspira nas jogadoras da seleção brasileira de vôlei, Gaby e Rosa Maria.

“Sinto saudades da minha família e dos meus amigos de Cacoal, mas sei que essa mudança foi por uma boa causa. Antes eu treinava uma vez por semana, com a mudança de cidade, os treinos são mais intensos e participo de competições dentro e fora do estado. Agradeço, sobretudo, ao governo que nos deu todo o incentivo para estarmos aqui”, salientou.

 

O gerente de Educação Física e Cultura Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Evangelista Araújo, enfatizou a importância da conquista para o futuro do esporte em Rondônia.

“Esse título representa o esforço de cada atleta, e também o apoio das famílias e escolas. Estamos vendo um crescimento cada vez maior da modalidade no estado, e isso nos enche de esperança para o futuro.”

 

RECONHECIMENTO E FUTURO

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, também expressou seu apoio e gratidão aos atletas, destacando a importância do esporte para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

“Essa conquista é um reflexo do potencial que nossos estudantes têm. Estamos trabalhando cada vez mais em programas que incentivem o esporte nas escolas.”

 

A secretária da Seduc acredita que com com a medalha de ouro nos Jogos da Juventude, o vôlei de Rondônia ganha visibilidade e o apoio necessário para se fortalecer ainda mais. A conquista traz à tona o compromisso com a formação de novos talentos e a expectativa de que mais jovens se interessem pelo esporte, dando continuidade ao legado dessa geração de campeões.

“A medalha de ouro conquistada pela equipe nos Jogos da Juventude é uma celebração do esporte, da juventude e do talento que o estado tem a oferecer. E, sem dúvida, marca o início de uma nova era para o vôlei rondoniense”, finalizou.

 

 

 

Fonte

Texto: Elaine Santos

Fotos: Elaine Santos

Secom – Governo de Rondônia