Vereadora Damiana apresenta indicação para que o município de Jaru realize coleta de sangue em parceria com a Fhemeron

Publicada em


Foto: Assessoria

 

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (07), a vereadora Damiana Felício de Souza, a professora Damiana, fez uma indicação ao Executivo Municipal solicitando que o município realize uma ação de coleta de sangue em parceria com a Fhemeron.

Conforme destacou a vereadora, o mês de junho é o período em que a Fhemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia), realiza a campanha “Junho Vermelho” nos locais onde há uma unidade do órgão e com isso tem salvado muitas vidas. Mas, conforme defende, mesmo não tendo uma unidade em Jaru, uma parceria entre a Fhemeron e a secretaria municipal de Saúde seria muito bem-vinda tanto para os doadores locais, quanto para as pessoas que residem no município e que precisam de bolsas de sangue.



“Os técnicos da Fhemeron e os servidores de saúde da prefeitura são profissionais gabaritados e terão plenas condições de realizarem o processo de doação”, relatou, enaltecendo a atuação da categoria.

A indicação da parlamentar foi no sentido que haja uma coleta coletiva semestral ou anual no próprio município, evitando assim possíveis deslocamentos para Ariquemes ou Ji-Paraná. Antes de fazer a solicitação no plenário da Câmara, a vereadora conversou com o presidente do poder legislativo, Luís do Hospital e com outros profissionais da área de medicina para avaliar a viabilidade de seu pedido.

“Através dessa ação vamos facilitar os trâmites para os doadores e para as pessoas que precisam receber essa doação sanguinea”, disse.

A vereadora Damiana destacou ainda o Dia do Meio Ambiente, data celebrada no dia 05 de junho de cada ano. Ao discursar sobre o tema, a parlamentar foi sucinta, onde disse que o ser humano é totalmente dependente da natureza e, que, no seu entendimento, deve promover ações de preservação.

“É hora de cada um repensar a relação com o meio ambiente e agir cuidando da natureza tendo como base ações de sustentabilidade”.

 

Por: Assessoria