MP se reúne com cúpula da Segurança Pública para fortalecer mecanismos de investigação de crimes no campo

Publicada em


 

Integrantes do Ministério Público de Rondônia estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (08/10) com a cúpula da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e o corpo diretivo das Polícias Civil e Militar para discutir a definição de um protocolo de ações para casos relacionados à violência agrária, como forma de fortalecer e aprimorar mecanismos de investigação de delitos ocorridos no campo, especialmente, em se tratando de homicídios.



A reunião foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e teve a participação do titular da Sesdec, Coronel José Hélio Cysneiros Pachá. Também estiveram presentes o Subprocurador-Geral de Justiça, Eriberto Gomes Barroso, e o Diretor-Geral de Polícia Civil,  Samir Fouad Abboud,  além de Promotores de Justiça.
Durante o encontro, o chefe do MPRO endossou a importância das instituições do Estado para a prevenção de conflitos coletivos pela posse de terra, destacando o relevo do trabalho das forças de segurança para a pacificação no campo e também para a resolução de crimes eventualmente praticados como desdobramento dessas disputas.
Na reunião, que teve como objetivo promover um alinhamento de ações que permitam aprimorar a apuração e resolutividade de crimes ocorridos nesse contexto, foram estabelecidas tratativas a fim de que o Estado venha intensificar medidas e  mecanismos de investigação, de modo que sejam reduzidas as dificuldades existentes para o trabalho da Polícia nesse cenário.
Estiveram presentes à reunião, os Promotores de Justiça Héverton Aguiar (Coordenador de Força-Tarefa para atuação em conflitos coletivos por Posse de Terra do MPRO),  Tâmera Padoin Marques Marin; Joice Gushy Mota Azevedo; Jefferson Marques Costa e Willer Araújo Barbosa.
Também compareceram o Secretário Adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira; a Delegada-Geral Adjunta, Alessandra Paraguassu; o Diretor Geral da Politec, Domingo Sávio Oliveira e, ainda, o representante do Comando Geral da Polícia Militar, Coronel Drayton Florêncio da Silva.
DCI-Departamento de Comunicação Integrada