Inseminação artificial e os cuidados com vacas e bezerros durante gestação e parto.

Publicada em


Médico veterinário, parceiro do PortalP1 esclarece dúvidas dos internautas.

 

Durante a semana o PortalP1 recebeu em sua redação, através de mensagens de WhatsApp enviadas para o número 69 9977-5780 sugestões de pautas para reportagens sobre reprodução animal e cuidados pós cria. A equipe de reportagens do site, detalhou os principais pontos a serem abordados na matéria e encaminhou os questionamentos ao médico veterinário Aristóteles Marcos da Silva, responsável pela Reprofértil, especialista em reprodução animal por inseminação artificial, com escritório na BR-364 em Jaru (RO).

 

Entre as dúvidas encaminhada pelos internautas, estava se é preciso uso de medicações especificas após a vaca parir, e de acordo com Aristóteles, tanto a vaca quanto o bezerro necessitam de uma atenção durante a gestação, como por exemplo, evitar manejos estressantes de curral, nutrição de qualidade, com fornecimento de suplementos minerais, forragem e água de qualidade.

 

Vencendo o período de gestação, a vaca deve ser observada diariamente, pois após o nascimento, o bezerro precisa ingerir o mais rápido possível o colostro, considerado importantíssimo para saúde e desenvolvimento do animal. O produtor deve fazer a cura do umbigo, por precaução e para evitar contaminações e administrar uma dose de medicação antiparasitas.

 

Outra duvida do leitor é quanto a desmama, segundo o médico veterinário, ela deve ser realizada quando o bezerro atingir oito meses de idade, podendo ser feita antes do período, desde que seja fornecida ao animal uma nutrição mais adequada. Permitir que o bezerro continue mamando após os 8 meses de idade, pode afetar diretamente o bem estar da vaca e causar danos a gestação e cria seguinte.



 

Por falar em cria, um questionamento é sobre tempo médio de gestação e o intervalo entre os partos. Para esta pergunta o especialista respondeu que o tempo médio de gestação é de aproximadamente 290 dias, já o intervalo entre um parto e outro varia, podendo chegar até 23 meses ou mais de acordo com a intensificação da propriedade; como exemplo ele citou as propriedades em que os animais não tem bom fornecimento de forragem, mineral, sanidade, manejo.

 

Já em propriedades onde o ambiente é favorável, com pessoas especializadas fazendo integrando a equipe de manejo do gado na propriedade e utilizando tecnologias com Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), uso de exames andrológicos, este intervalo cai e muito, chagando a média entre uma gestação e outra de 12 a 13 meses.

 

A Reprofértil explica quais o benefícios da inseminação artificial em tempo fixo, que uma das biotecnologias da reprodução animal, trabalhada com empresa em todo estado de Rondônia, atendendo pecuaristas e produtores rurais que buscam o melhoramento genético do rebanho, se destacando pelo seu bom desempenho nas propriedades, diminuindo esse intervalo entre partos , pois aceleramos o processo de concepção desses animais, podemos uniformizar a parição das espécies, tendo aí metade ou mais do rebanho inseminando parindo em um curto espaço de semanas.

 

Com uso da tecnologia, o produtor tem um acentuado melhoramento genético do rebanho com menor custo, pois, não é necessidade de comprar de reprodutores ou até mesmo a manter um plantel de touro na fazenda, sendo apenas utilização de inseminação. Existem uma Gama de vantagens, mas esses são alguns dos principais pontos que a IATF pode trazer ao produtor.

 

Esse trabalho de inseminação deve ser realizado por um profissional da área e a Reprofértil trabalha com tecnologia de ponta, oferecendo o que tem de melhor no mercado de reprodução animal, como por exemplo, uso de ultrassonografia associado com a IATF para obter diagnósticos precoce e uma intensificação da área, disponibilidade de acompanhamento junto ao produtor para inserir estratégias de manejo, nutrição, sanidade que refletem diretamente na lucratividade da propriedade.