Foram constatados 60% de casos positivos para COVID-19 em Presídio, em RO

Publicada em


Município vinha fazendo testes em detentos e servidores desde a semana passada em Machadinho. Foram mais de 100 testes positivos na unidade.

 

Centro de Ressocialização de Machadinho D’Oeste — Foto: Divulgação/Sejus

 

O Setor Epidemiológico do Município de Machadinho D’Oeste (RO) divulgou nesta terça-feira, 25,  que 60% dos testes de Covid, feitos desde a semana passada no presídio da cidade, deram positivo para a doença.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 169 testes em detentos e servidores da unidade, na semana passada. Deste total, 102 deram positivos para coronavírus, sendo 9 casos apenas entre policiais penais.

 

Sejus suspende visitas em penitenciárias após surto de Covid e Influenza entre servidores e detentos.



 

Do total de infectados na unidade, apenas um servidor precisou ser internado. Já os reeducandos da unidade ficaram assintomáticos, em sua maioria.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o presídio de Machadinho D’Oeste tem 160 reeducandos cumprindo pena e existia uma programação para que a vacinação com a dose de reforço fosse aplicada na quarta-feira (26).

 

No entanto, a ação precisou ser reagendada por causa do surto de casos da Covid no presídio.

 

Visitas suspensas

Desde a segunda-feira (24), seguindo portaria da Sejus, as visitas sociais e conjugais em penitenciárias de Rondônia foram suspensas nos presídios do estado.

 

A suspensão acontece devido ao surto de Covid-19 e Influenza entre servidores e detentos

 

As taxas de janeiro deste ano já são maiores que as registradas nos meses de novembro e dezembro de 2021, quando 14 servidores e 10 presos estavam com casos ativos.

 

Além disso, conforme a Sejus, também houve o aumento de contaminação por Influenza, a gripe causada pelo vírus H3N2, nas penitenciárias estaduais.

 

Puxado pelo pico da Covid, registro de óbitos em Rondônia sobe 25% em 2021.

 

Por: G1 RO