Faltam pessoas com mão-de-obra qualificada para trabalharem em Jaru, RO

Publicada em


Trevo de Jaru, RO – Foto: PortalP1/Arquivo

 

A ida de muitas pessoas para os Estados Unidos e Europa tem deixado as empresas de Jaru e Região com falta de mão-de-obra qualificada. Nos últimos anos o que se fala é de pessoas que estão viajando para outros países em busca de melhores condições financeiras. Com isso, todo mundo tem ou conhece alguém que foi ou que está indo em busca de novos ares.

O Portal P1 apurou que em Jaru existem diversas empresas que oferecem bons salários. Porém, não encontram pessoas para trabalharem. Uma delas está há cinco meses oferecendo salário de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para trabalho interno, porém, infelizmente, não encontrou ainda uma pessoa que preencha os requisitos.



Um empresário disse à reportagem do Portal P1 que está indo buscar homens em outros estados para trabalhar em sua empresa, para não ter que encerrar as atividades. A empresa de ramo de construção civil, precisa de no mínimo 30 pessoas e está operando com 10. O sócio proprietário relatou que o salário não é ruim, pois a média seria de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Outra empresa que falou com o Portal P1 disse que pretende encerrar as atividades, tendo em vista que não encontra pessoas para trabalhar e, com isso, a produção vem operando em baixa há mais de um ano.
Diversos empreendedores têm apelado para a Justiça para poder liberar alguns apenados que podem trabalhar e assim conseguir o mínimo possível de mão-de-obra.

Supermercados, lojas de confecções, de móveis, construção civil, indústria, distribuidora de água, gás, bebidas, restaurantes, conveniências, etc. São diversos ramos de atividades que sofrem com a ausência de pessoas qualificadas.