Doutor Vinícius Barros Pneumologista fala em entrevista ao site PortalP1 em Jaru, RO

Publicada em


Pneumologista Dr. Vinícius Barros CRM/RO 4517 / RQE 2320

 

Cuidar da saúde é essencial. Pensando nisso, o Portal P1 preparou uma entrevista com o pneumologista dr. Vinícius Barros, que explica o que é apneia do sono, quando é que podemos desconfiar de um possível câncer no pulmão e várias outras curiosidades.

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Portal P1: “O que é um pneumologista?”

 

Dr. Vinícius: “Bom… um médico pneumologista é um médico capacitado, treinado, habilitado a investigar, tratar as doenças respiratórias, né? Então, todas as doenças de vias aéreas respiratórias, de parênquima pulmonar, doenças vasculares pulmonares, são as doenças em que o pneumologista deve investigar e tratar adequadamente.”

Portal P1: “Então… essas doenças… o senhor pode enumerar algumas delas?”

 

Dr. Vinícius: “Bom… as principais doenças que a gente, da nossa prática clínica em pneumologia, são doenças de via aérea respiratória como a asma, DPOC enfisema pulmonar, doenças de parênquima pulmonar como sarcoidose, fibroses pulmonares de etiologias mais variadas e doenças de vasculatura pulmonar mesmo, doenças vasculares pulmonar, que é o caso da hipertensão pulmonar.”

Portal P1: “Correto! Doutor, quais os seguintes sintomas que as pessoas que apresentarem devem procurar o pneumologista?”

 

Dr. Vinícius: “Bom… os principais sintomas que fazem as pessoas procurarem um pneumologista incluem: falta de ar, né? Das mais diversas, assim… O quem mais chama a atenção, na verdade, o mais grave é a falta de ar em repouso, mais a falta de ar para fazer suas atividades cotidianas, falta de ar para fazer suas atividades do dia-a-dia. Isso é um sinal de alerta. É um sinal de que o pessoal tem que procurar atendimento médico, interessante que fosse com pneumologista. Além disso, tosse, tosse com expectoração, sibilos, chiadeira no peito, dificuldade para dormir, então, despertares noturnos… São os principais os principais sintomas que os pacientes devem ficar em alerta e procurar um pneumologista.”

Portal P1: “Doutor, o que… falando em sono… o que eu não sabia era que, nessa área, a apneia do sono é tratada pelo pneumologista. O que é apneia do sono?”

 

Dr. Vinícius: “Apneia do sono é o distúrbio ventilatório do sono em que por aumento da resistência das vias aéreas, a partir do relaxamento muscular dos músculos lá da faringe, faz com que haja uma diminuição das vias aéreas, aumentando, assim, a resistência do ar e causando obstrução na passagem do ar. Essa obstrução pode ser uma obstrução total ou então parcial. Essa dificuldade de passagem do ar pelas vias aéreas, durante o sono, vai fazer com que o paciente tenha vários despertares durante a noite. Muitas vezes o paciente não se recorda que acordou. A gente chama de micro despertares. Ele não chega a acordar, mas a atividade cerebral já não está num sono R.E.M., né? O paciente, ele tem um micro despertar. Isso vai comprometer a noite de sono do paciente, mesmo que ele durma a noite inteira, e não vai ter uma qualidade de sono adequada. Ele não vai ter um sono que revigore ele. Isso pode causar vários sintomas. Os principais são: sonolência durante o dia (o paciente, ele costuma dormir facilmente nos ambientes inapropriados. Por exemplo: dirigindo ou então em sala de espera), déficit de memória, déficit de atenção e irritabilidade. Esses são os principais sintomas. A apneia do sono é uma das grandes responsáveis por acidentes automobilísticos e até acidente de trabalho, né? (Quando o paciente não presta muita atenção no que está fazendo, em decorrência dessa doença).”

Portal P1: “Tá certo! Doutor, vamos falar, agora, sobre o câncer de pulmão. Quais sintomas apresentam quando a pessoa já está no início de um câncer de pulmão?”

 

Dr. Vinícius: “Então… o câncer de pulmão depende muito do momento em que a gente vai fazer esse diagnóstico, né? Um diagnóstico mais inicial, em que o câncer ainda é muito pequenininho, geralmente o paciente não tem sintoma nenhum, né? Ou ele tem fator de risco e procura atendimento médico. Às vezes, ele consegue fazer um diagnóstico bem precoce, assim, responde melhor ao tratamento proposto. Mas em alguns casos em que o câncer já tem alguma alteração na estrutura pulmonar, o paciente pode apresentar tosse, tosse com expectoração mucoide ou expectoração amarelada, falta de ar… E mais importante – diria mais importante – é o emagrecimento, né? O paciente costuma perder muito peso, assim. Tem uma mudança significativa nos hábitos alimentares, que nem na sua rotina. Então é importante que o paciente fique atento e procure atendimento médico.”

Portal P1: “Correto! Doutor, para nós finalizarmos, quem se interessar em procurar um pneumologista, inclusive o senhor, aqui em Jaru, lhe encontra aonde?”

 

Dr. Vinícius: “Aqui em Jaru, a gente tá atendendo na GastroImagem, ali na Avenida Florianópolis. Uma vez por semana, a princípio nas terças-feiras, durante todo o dia, a gente está disponível para atender quem precisar de avaliação com pneumologista.”

Portal P1: “E em Ariquemes?”

 

Dr. Vinícius: “Em Ariquemes, no Hospital Carlos Chagas, também às quintas-feiras, durante todo o dia.”