Coronel Marcos Rocha, do PSL, é eleito governador de Rondônia

Publicada em


Candidato disputava segundo turno contra Expedito Junior, do PSDB.

Coronel Marcos Rocha vota em Rondônia — Foto: Jheniffer Núbia/G1

 

Coronel Marcos Rocha (PSL) foi eleito governador de Rondônia para os próximos quatro anos. Ele terá Ze Jodan (PSL) como vice-governador. Com 87,01% dar urnas apuradas até 18h25, o candidato tinha 460.519 votos (65,95% total).

Atualmente com 50 anos, Marcos Rocha é natural do Rio de Janeiro (RJ). Ele nasceu em 3 de agosto de 1968.

O novo governador de Rondônia ingressou na carreira militar em 1989, quando foi aprovado em concurso público da PM do estado. O candidato eleito também já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de educação na capital. .

Em dezembro de 2014 ele assumiu o cargo titular na Secretária de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017. Marcos Rocha também já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em outra faculdade particular.



Esta é a primeira vez que ele concorre a uma vaga no poder executivo. No primeiro turno da eleição, Marcos Rocha obteve 183.691 votos totalizados (23,99% dos votos válidos).

Campanha

Durante os mais de 50 dias de campanha, Marcos Rocha afirmou que pretende fazer vários investimentos e melhorias na segurança pública em Rondônia. Entre as propostas estão o investimento em tecnologia e a intensificação do uso de câmeras de monitoramento nas ruas.

Em uma entrevista ao G1, o candidato afirmou que não vai aplicar a política de ideologia de gêneros nas escolas em seu governo, pois isto seria “forçar a barra”.

Outra discussão polêmica que Marcos Rocha assumiu na campanha eleitoral foi sobre a criação das unidades de conservação, onde ele se posicionou totalmente contrário.

Fonte:G1/RO