Adelino Follador pede medidas urgentes do Governo do Estado para melhorar o preço do gado, em Rondônia

Publicada em


Parlamentar disse que Rondônia está entre os menores valores pagos no Brasil

 

 

Em reunião com produtores da região do Vale do Jamari, nesta quinta-feira (10), em Ariquemes, o deputado Adelino Follador (União Brasil) debateu sobre o preço pago pela arroba do gado em Rondônia, que em comparação com outros estados está muito abaixo, dificultando a atividade no Estado.

De acordo o parlamentar, o Estado de São Paulo negocia a arroba do gado a uma média de R$ 330,00 (trezentos e trinta reais), enquanto que em Rondônia o preço está a R$ 285,00 (duzentos e oitenta e cinco reais).

Adelino disse ainda que, entrou em contato com o secretário de Estado de Finanças pedindo medidas urgentes, que seja feito um estudo que possibilite a redução da pauta e com isso abrir mais opções de mercado para o produtor, assim, diminui a oferta no estado, que é uma das causas da baixa no preço. Pois a diferença dos preços de São Paulo e Rondônia é muito grande, e que existe uma exploração por parte dos frigoríficos que dificultam o comércio para favorecê-los.

Outro fator desfavorável aos produtores é a pauta do bezerro para levar para fora do Estado, que além dos impostos tem o transporte, fazendo com que o bezerro que sai daqui chegue mais caro que o valor praticado no destino, tornando inviável este comércio em Rondônia, e é mais um aspecto que afeta a economia do estado.



“O momento é de união, de somarmos forças para enfrentarmos o desafio de valorizar a nosso gado, que tem alta qualidade, é livre da aftosa, mas tem um preço abaixo de outros mercados, o que afeta toda a cadeia econômica, com menos dinheiro circulando faz com que todos perdem, é importante também que a bancada federal se junte nesta luta”. Concluiu o deputado Adelino Follador.

 

 

 

Autor: assessoria