Ação itinerante leva atendimento de coleta de sangue nos dias 14 e 15 para população do município de Jaru

Publicada em


A expansão da atuação da entidade fortalece o sistema de saúde dos 52 municípios, e visa evitar desabastecimento do atendimento de coleta e distribuição de sangue

 

Para reforçar o abastecimento de sangue à hemorrede e garantir um atendimento eficiente aos pacientes no estado, o governo de Rondônia vai levar, nos dias 14 e 15 de março, o projeto Fhemeron Itinerante ao município de Jaru. A ação é coordenada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Fhemeron), e contará com uma equipe multiprofissional atendendo à população no Centro Especializado de Saúde da Mulher, na Rua Sebastião Cabral de Souza, nº 2.026 – Setor 04.

 

Seguindo um cronograma de edições do projeto, a Fhemeron tem ampliado sua atuação para fortalecer o sistema de saúde nos 52 municípios, por meio do serviço de coleta e distribuição de sangue. Entre os tipos sanguíneos com maior demanda, a entidade destaca o tipo O- (negativo), devido à sua importância como “doador universal”, que pode ser transfundido para qualquer pessoa, sendo essencial para situações de emergência e tratamentos de longa duração.

 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça a relevância dessas ações para o estado.

“A cada nova edição do Fhemeron Itinerante conseguimos chegar mais próximos da população, garantindo o acesso à saúde, principalmente em municípios mais distantes. Essa é uma estratégia necessária para salvar vidas e mostra que o dever está sendo cumprido pelo governo aos rondonienses”, ressaltou.

 

PARA PARTICIPAR

Com a necessidade constante de abastecer os bancos de sangue, cada doação é um gesto de esperança para quem enfrenta doenças graves, acidentes ou intervenções cirúrgicas. Assim, a Fhemeron enfatiza que o espaço é aberto para pessoas que já são doadoras e cidadãos que desejam se voluntariar pela primeira vez.



 

Para participar do ato, é necessário seguir algumas recomendações:

Estar bem de saúde e alimentado;

Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhado dos pais ou responsáveis);

Pesar 50 quilos ou mais;

Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;

Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;

Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;

Tomar um café da manhã leve;

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses); e

Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).

 

Segundo o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, é fundamental investir estrategicamente para expandir a captação de sangue em todo o estado.

“Estamos trabalhando de forma contínua para garantir que a hemorrede de Rondônia tenha os recursos necessários para atender a todos que precisem. Além das ações itinerantes, temos promovido parcerias com diversas entidades em Porto Velho e outros municípios, realizando coletas externas para facilitar o acesso das pessoas à doação de sangue”, explicou.

 

EDIÇÕES

As próximas edições do projeto Fhemeron Itinerante podem ser conferidas no cronograma:

21 e 22 de março: São Miguel do Guaporé;

4 e 5 de abril: Itapuã do Oeste;

4 e 5 de abril: Ouro Preto do Oeste;

11 e 12 de abril: Pimenta Bueno;

11 e 12 de abril: Seringueiras;

15 e 16 de abril: Colorado do Oeste;

25 e 26 de abril: São Francisco do Guaporé;

25 e 26 de abril: Guajará-Mirim.

 

 

 

Fonte

Texto: Jackson Vicente

Fotos: Esio Mendes

Secom – Governo de Rondônia