Momento Nossa História: Pedro Vieira de Melo em Jaru, RO

Publicada em


Pedro Vieira de Melo foi um dos pioneiros de Tarilândia

 

Pedro Vieira de Melo nasceu em 13 de maio de 1920 no município pernambucano de Bom Conselho. Filho de Israel Vieira de Melo e Maria Porcíria de Deus, Pedro Vieira morou em São Paulo e Mato Grosso do Sul até chegar ao Estado de Rondônia. A primeira estadia em solo rondoniense foi em Ji-Paraná no ano de 1971. Em maio de 1975, almejando novos horizontes, Pedro Vieira decide que o hoje distrito de Tarilândia seria o local onde fixaria residência com a família, sendo considerado como o primeiro morador da localidade.

A chegada à Tarilândia em plenos anos 1970 não seria das mais fáceis. Mas Pedro Vieira não chegou ao local “com a cara e a coragem”. Ele tinha objetivos claros e gostaria de conseguir um pedaço de terra para viver com a família. Naquela época existiam apenas “marcações” (pequenos lotes cuja medição era feita apenas pelos primeiros moradores) e seringal. Para se chegar ao destino imaginado era preciso se aventurar em picadas feitas no meio da mata e, acima de tudo, coragem, muita coragem, para que os objetivos fossem alcançados. “Desistir” foi uma palavra que jamais passou pela cabeça do pioneiro Pedro Vieira de Melo e em virtude disso obteve sucesso em tudo o que havia idealizado.

Escola Pedro Vieira em registro feito no ano de 1986

 

Durante os primeiros anos de residência em Tarilândia, Pedro Vieira foi agricultor e, entre outras funções, fez da seringa uma importante fonte de renda para a família. Nesse período, o cultivo dessa planta para obtenção da matéria-prima da borracha era uma das formas mais viáveis de se conseguir dinheiro, pois ainda não havia tantas opções como existem na atualidade. Pedro Vieira de Melo se casou com Maria de Freitas Melo e dessa união nasceram 13 filhos. Atualmente somente dez estão vivos e apenas um deles – Claudionor Vieira de Melo – reside no distrito de Tarilândia.

Claudionor Vieira de Melo destaca várias qualidades do patriarca da família. Segundo ele, Pedro Vieira de Melo era uma pessoa alegre, hospitaleira e sempre gostava de auxiliar as pessoas que porventura necessitassem de algum tipo de ajuda. Pedro Vieira é visto por todos os integrantes da família e por boa parte da população de Tarilândia que teve contato com ele como uma pessoa íntegra e de conduta exemplar, além de ser um dos principais desbravadores do distrito. Ele faleceu em 05 de outubro de 1985 e em menos de um ano depois, foi homenageado com o nome da maior escola pública existente em Tarilândia.

 

A Escola Pedro Vieira de Melo

Escola Pedro Vieira de Melo após ser construída em alvenaria

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Vieira de Melo está situada no distrito de Tarilândia e se localiza à Rua Leomar José Baratela s/nº, esquina com a rua José Moret. Ela foi criada sob o decreto Lei nº 2986, de 21 de julho de 1986. A primeira instalação de uma escola no hoje distrito foi feita em um formato de um grande tapiri (algo parecido com uma palhoça indígena) e recebeu o nome Escola União de Tarilândia. O trabalho contou com a colaboração dos pais e professores e a partir de então a instituição passou a funcionar com as três séries iniciais do Ensino Fundamental, uma escola multisseriada. Naquela época o quadro de pessoal docente era formado apenas por três professores: Geraldo Bianchim, Luiz Alves de Meiras e Valmor Machado de Souza.

Prédio da escola Pedro Vieira no ano de 2020

 

Em 1983, chegou o professor Rubens Machado de Melo, que deu continuidade ao ensino Fundamental da 4ª série (hoje o 5º ano do ensino fundamental). Devido ao crescimento da população, foi necessário mais professores para atuar na educação dos alunos.  A professora Geiza da Silva Pereira passou a atuar em uma turma de 4ª série e assim iniciou-se a documentação da escola. No de 1988, Geiza da Silva Pereira foi nomeada a função de diretora interina da instituição por um ano. Nesse período a educadora deu continuidade às atividades educacionais abrindo uma turma de 5ª série (hoje equivalente ao 6º ano do ensino fundamental) e ministrando as aulas de Educação Religiosa e Ciências. Outros professores também fizeram parte desse novo quadro: Aparecida Fátima Rosa, Longarine e Rosiane. Dando continuidade aos níveis e modalidades de ensino, no ano de 1998 foi implantado o Ensino Médio no distrito.



Escola União de Tarilândia era no formato de um tapiri e antecedeu a escola Pedro Vieira na localidade

 

A escola Pedro Vieira de Melo tem grande importância para a comunidade do distrito de Tarilândia, pois é a única existente no local que oferece o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio. O estabelecimento de ensino tem como objetivo primordial transmitir conhecimentos, especialmente aos jovens, além de  desenvolver a personalidade individual e estimular a sociabilidade. A instituição busca também ministrar uma educação de maneira regular, sistemática  e intencional, em constante parceria com outros órgãos, entre eles a família e a igreja.

“A missão de nossa escola é contribuir para a melhoria das condições educacionais
da população, visando assegurar uma educação de qualidade aos seus alunos num ambiente
criativo, inovador e de respeito ao próximo, desenvolvendo habilidades e competências para
reestruturar a aprendizagem dos alunos, no crescente desejo de crescimento nas relações
interiores e exteriores”, revela a direção.

Escola União de Tarilândia era no formato de um tapiri e antecedeu a escola Pedro Vieira na localidade

 

Em 2020 a escola Pedro Vieira de Melo funciona em três períodos. Durante o horário diurno atende aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também ao ensino médio. Durante o horário noturno, a instituição oferece o ensino médio regular aos estudantes que necessitam de vagas especificamente na parte noturna. Há ainda turmas de Ensino Médio com Mediação Tecnológica que estudam na Escola D’Jaru-Uaru, mas que são matriculados no estabelecimento de ensino. Para isso existe uma parceria com a rede municipal onde há uma ajuda mútua para a realização das atividades escolares.

O contato com o autor para conhecer as suas produções literárias pode ser feito de duas formas. Pelo WhatsApp no link https://umzap.com/ELIASGONCALVES, pelo telefone (69), 9 9241-8033 ou através do Facebook, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.facebook.com/eliasgpjaru.

O escritor Elias Gonçalves durante sessão de autográfos em cerimônia realizada na ACIJ

 

Nota da Redação: Este material faz parte do conteúdo historiográfico contido no livro “Vivendo Nossa História”, cuja propriedade intelectual pertence ao escritor jaruense Elias Gonçalves Pereira e está sendo publicado em sites de Jaru no formato de reportagem de forma atualizada no ano de 2020 com a expressa autorização do autor. Todos os Direitos Reservados. Copyright © Elias Gonçalves Pereira.

As publicações da Série Momento Nossa História estão sendo feitas na seguinte ordem:

  1. Abrão Rocha: 02/03 (segunda-feira)
  2. Aldemir Cantanhêde: 03/03 (terça-feira)
  3. Apae: 04/03 (quarta-feira)
  4. Beatriz Mireya: 05/03 (quinta-feira)
  5. Capitão Silvio: 06/03 (sexta-feira)
  6. Ceeja: 09/03 (segunda-feira)
  7. Centro Educacional de Bom Jesus: 10/03 (terça-feira)
  8. Dayse Mara: 11/03 (quarta-feira)
  9. Elza Maria Fabris: 12/03 (quinta-feira)
  10. Escola D’Jaru-Uaru: 13/03 (sexta-feira)
  11. Gabriel Balmant: 16/03 (segunda-feira)
  12. Governador Jorge Teixeira: 17/03 (terça-feira)
  13. Jean Carlos Muniz: 18/03 (quarta-feira)
  14. José de Souza: 19/03 (quinta-feira)
  15. Josué Montello: 20/03 (sexta-feira)
  16. Juscelino Kubitscheck: 23/03 (segunda-feira)
  17. Marechal Cordeiro de Farias: 24/03 (terça-feira)
  18. Marechal Costa e Silva: 25/03 (quarta-feira)
  19. Maria da Conceição: 26/03 (quinta-feira)
  20. Maria de Lourdes da Silva: 27/03 (sexta-feira)
  21. Maria do Socorro: 30/03 (segunda-feira)
  22. Maria Gomes: 31/03 (terça-feira)
  23. Menézio de Victo: 01/04 (quarta-feira)
  24. Nilton Araújo: 02/04 (quinta-feira)
  25. Olga Dellaia: 03/04 (sexta-feira)
  26. Pato Donald: 06/04 (segunda-feira)
  27. Pedro Vieira de Melo: 07/04 (terça-feira)
  28. Plácido de Castro: 08/04 (quarta-feira)
  29. Raimundo Cantanhêde: 09/04 (quinta-feira)
  30. Tânia Barreto: 10/04 (sexta-feira)
  31. Zenir Carvalho: 13/04 (segunda-feira)

 

Por: Elias Gonçalves