Informações sobre candidatos podem ser consultadas no DivulgaCandContas

Publicada em


Os eleitores também podem consultar os programas de governo dos candidatos aos cargos de presidente da República e governador

 

 

O Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) fornece diversas informações de todos os candidatos das Eleições Gerais de 2018, as quais podem ser consultadas no Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), assim como podem ser acessadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os pedidos de registro de candidatura para presidente da República e vice-presidente da República foram apresentados ao TSE. Já os candidatos aos demais cargos de Rondônia (governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e estadual) apresentaram seus requerimentos no TRE-RO.

O sistema DivulgaCandContas é responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos concorrentes das eleições e dos respectivos partidos políticos em todo o país, separados por estado, conforme os mapas interativos disponíveis para navegação pública na ferramenta.

Por meio desse canal, é possível consultar o quantitativo de candidaturas, verificar eletronicamente a situação e os andamentos processuais de cada candidato especificamente, seu partido e coligação, assim como seus dados biográficos (nome completo, gênero, estado civil, cor/raça, data de nascimento, nacionalidade/naturalidade e ocupação), conforme informado à Justiça Eleitoral. Os bens declarados pelos postulantes também estão disponíveis na ferramenta.

Programas de governo

O sistema DivulgaCandContas também permite aos cidadãos e eleitores terem acesso aos programas de governo dos candidatos aos cargos de presidente da República e de governador de Estado.

Também já estão disponíveis nos Portais do TSE e do TRE-RO as atas das convenções partidárias nacionais e estaduais rondonienses para a escolha de candidatos pelos partidos políticos e a deliberação sobre coligações, bem como as respectivas listas de presença no ato das agremiações.

Prestação de Contas Eleitorais

O sistema ainda traz as informações das prestações de contas (parcial e/ou final) dos candidatos e partidos, com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros e/ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral, detalhando doadores e fornecedores. A ferramenta assegura a transparência dessas informações, possibilitando à sociedade exercer o controle sobre os recursos arrecadados e os gastos realizados nos pleitos eleitorais.

A prestação de contas parcial dos candidatos nas Eleições Gerais de 2018 deve ser encaminhada por meio do Sistema de Prestações de Contas Eleitorais – SPCE, pela internet, entre os dias 9 a 13 de setembro do corrente ano, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro de 2018.

O DivulgaCandContas é acessível por todos os cidadãos, sem a necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Os dados exibidos no sistema são atualizados três vezes ao dia (às 8h, 14h e 19h). Além disso, é realizada uma extração diária dos dados dos registros dos candidatos, que são disponibilizados em formato tabular no Repositório de Dados Eleitorais.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Com informações do TSE