Frentes de trabalho seguem com a recuperação e fiscalização da malha viária na região de Cacoal, RO

Publicada em


Máquinas do DER trabalham na recuperação da RO-133

 

Por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), o Governo de Rondônia vem executando a recuperação, manutenção e melhoria da malha viária com e sem pavimentação nos municípios da região centro-leste do Estado. Entre as obras que estão sendo realizadas, destacam-se os trabalhos na RO-133, RO-383 e RO-486.

De acordo com o residente regional do DER em Cacoal, Emiliano Mancuso de Almeida, 106 quilômetros da RO-133, entre Espigão do Oeste e o distrito de Novo Riachuelo (pertencente a Presidente Médici) receberam os serviços de reconformação de plataforma (patrolamento), recomposição de revestimento primário (encascalhamento), limpeza lateral e drenagem de saídas d’água.

Fiscalização do convênio DER/DNIT na RO-383

 

Desde 2019, o Departamento vem trabalhando com uma metodologia baseada em planejamento estratégico anual. Segundo o gerente da regional Sul de Operações e Fiscalização do DER, engenheiro Carlos Morais. “A partir do Plano Anual de Trabalho, as ações são desenvolvidas levando em consideração graus de deterioração das vias, população afetada, custos, logística, entre outros fatores. A partir disso, o DER executa a manutenção e faz melhorias na malha própria e ainda pode estabelecer termos de convênios com prefeituras e até com a União”.

Foi assim que desde o ano passado, devido à interdição da ponte sobre o Riozinho (na BR-364), o DER em convênio com o DNIT fez o desvio do tráfego da BR-364 daquele ponto para a RO-010 e RO-383, entre Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Cacoal. Com base neste termo estabelecido, o DNIT está realizando neste mês, por meio de empresa contratada, a manutenção de mais de 30 quilômetros da RO-383, entre Cacoal e o distrito de Nova Estrela (em Rolim de Moura).

QUALIDADE E DURABILIDADE

Operação tapa-buracos na RO-486

 

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que a integração das ações de cooperação entre os entes governamentais é essencial para o desenvolvimento de todo o Estado. “A determinação expressa do governador coronel Marcos Rocha é que todo o nosso trabalho seja feito com o máximo de qualidade, com eficiência e economicidade, que são preceitos constitucionais fundamentais. Assim, conseguimos proporcionar mais segurança nas rodovias, mais durabilidade e mais agilidade no tráfego de pessoas e cargas”, detalha Rezende.

A 4ª Residência Regional do DER em Cacoal também está finalizando cerca de 30 quilômetros de tapa-buracos na RO-486. A regional tem sob sua responsabilidade 116 quilômetros de rodovias asfaltadas e cerca de 300 Km de estradas não pavimentadas nos municípios de Cacoal, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza e no distrito de Nova Estrela (pertencente a Rolim de Moura).

 

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha e Emiliano de Almeida
Secom – Governo de Rondônia