Feira do Conhecimento da escola Olga Dellaia é realizada com sucesso

Publicada em


Foto Assessoria

 

Aguardada com muita expectativa pela comunidade escolar, a Feira do Conhecimento da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olga Dellaia, em Jaru, realizada na última quarta-feira (20) superou todas as expectativas dos organizadores. O evento foi realizado nos períodos matutino, vespertino e noturno e contou com o apoio irrestrito da direção do estabelecimento de ensino que não mediu esforços para que os objetivos previstos fossem alcançados.

As ações desenvolvidas durante o período diurno envolveram todas as turmas do ensino fundamental que, em conjunto com os servidores da instituição se esforçaram ao máximo para garantir o brilho do evento. Diversos trabalhos foram apresentados. Logo na chegada do estabelecimento de ensino o público pôde acompanhar maquetes de castelos medievais, iluminuras e uma exposição de objetos antigos e sobre alguns povos da antiguidade. Os professores responsáveis por mediar as atividades junto aos alunos agradeceram a todos os envolvidos devido ao empenho de cada um deles por pensar em cada detalhe e com isso encantar a comunidade escolar que marcou presença na Feira do Conhecimento.

O desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos foi outro ponto que marcou consideravelmente a Feira. Durante as aulas os professores exploraram os temas de forma considerável e com isso foi possível contemplar os anseios dos discentes que estudam na instituição, além de transformar o conhecimento adquirido em algo que beneficiasse a todos. Devido à grandiosidade do evento, durante o processo de produção dos trabalhos, algumas ações foram desenvolvidas no horário oposto ao do trabalho tradicional, o que garantir que tudo ocorresse conforme o planejamento escolar.

Toda a escola esteve envolvida na Feira do Conhecimento. Os alunos puderam demonstrar seus talentos por meio diversos meios e com isso as habilidades discentes ficaram evidentes em cada aspecto apresentado.  O processo de transformação ocorrido nas múltiplas fontes de energia, preservação do meio ambiente e muitos outros trabalhos estiveram em pauta e reproduziram através de maquetes e outras formas de exposição de acordo com a temática abordada. Ao realizar a Feira do Conhecimento no dia 20 de novembro, a escola Olga Dellaia celebrou o Dia da Consciência Negra com o desenvolvimento de ações específicas à data. Estudantes do 5º Ano do ensino fundamental fizeram uma apresentação coreografada da música “pérola negra” e foram sucedidos por outros alunos que fizeram o uso de ritmos musicais relacionados à cultura negra.

Durante o horário noturno, a escola Olga Dellaia desenvolveu atividades específicas de acordo com o alunado do período, além de envolver de forma direta estudantes do 3º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através do Projeto Excelência, ação educacional custeada pelo Governo do Estado. Diversos trabalhos foram apresentados, entre eles, exposição dos principais tipos de solo que predominam na região, declamação de poemas produzidos pelos estudantes, as lendas de Rondônia, além de um mural com fotos antigas de Jaru e um desfile de valorizando a representatividade do negro na construção histórico-cultural brasileira. O desfile contou com a participação de estudantes da própria instituição e indicados pelo Salão Cachos e Crespos Brasil, uma empresa jaruense que possui uma grande credibilidade quando se refere ao tratamento capilar no município.

A direção da Escola Olga Dellaia parabenizou todos os envolvidos na realização da 4ª Feira do Conhecimento e agradeceu a escritora Conceição Aparecida Onésio, conhecida popularmente como Professora Nina Menina e uma das responsáveis pelo sucesso do trabalho poético realizado com alunos do 3º Ano da Educação Jovens e Adultos (EJA). Por ser uma grande conhecedora da arte literária, Nina realizou uma palestra com os estudantes e foi à escola em algumas oportunidades para acompanhar de perto os trabalhos produzidos e que a deixou encantada com os resultados alcançados.

Fonte: Assessoria