Essa é para você mamãe – Dicas de saúde com o Laboratório Avenida em Jaru, RO

Publicada em


 

O melhor teste para a confirmação da gravidez é o exame de sangue, já que por meio desse exame é possível detectar pequenas quantidades do hormônio HCG, que é produzido durante a gestação. O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml.

É recomendado que o exame de sangue para detectar a gravidez só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O exame beta-HCG também pode ser realizado antes do atraso, mas, nesse caso, há maior chance de ser um resultado falso-negativo.

Para realizar o exame não é necessária prescrição médica ou realização de jejum e o resultado pode ser informado em poucas horas após a coleta do sangue e envio para o laboratório.

Beta HCG quantitativo

HCG é a sigla que representa o hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causada por alguma doença. Normalmente o exame de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gravidez, já que a presença desse hormônio no sangue é mais indicativo de gravidez que a presença desse hormônio na urina, que é detectado por meio do teste de gravidez de farmácia.

No entanto, quando o resultado do exame de Beta HCG é não detectável ou inconclusivo e a mulher apresenta sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido 3 dias depois.

É recomendado que o exame de sangue seja realizado com pelo menos 10 dias de atraso da menstruação, já que pode significar que houve fecundação do óvulo e implantação no útero. Isso porque após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, que acontece nas trompas, o descolamento do óvulo fecundado até o útero demora cerca de 4 dias e até que aconteça a implantação no útero, que pode ser caracterizada pela produção de quantidades suficientes de hormônio capazes de ser detectadas, são mais 6 dias.

Dessa forma, a recomendação é a de que sejam esperados 10 dias até que o exame seja realizado, garantindo a detecção do hormônio caso exista gravidez. Caso o exame seja realizado antes é possível que seja informado um resultado falso-negativo, ou seja, a mulher pode estar grávida mas isso não ser informado no exame, pois é provável que o organismo não conseguiu produzir o hormônio hCG em concentrações suficientes para ser detectável e indicativo de gravidez.

Diferença entre beta HCG quantitativo e qualitativo
Como o próprio nome diz, o exame de beta-HCG quantitativo indica a quantidade hormônio presente no sangue. Esse exame é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. A partir do resultado do exame é possível identificar a concentração do hormônio hCG no sangue e, a depender da concentração, indicar as semanas de gestação.

O exame beta HCG qualitativo é o teste de gravidez  que só indica se a mulher está grávida ou não, não sendo informada a concentração de hormônio no sangue e sendo indicado pelo ginecologista a realização de exame de sangue para confirmação da gravidez.

 

**Este conteúdo é de inteira responsabilidade do anunciante