Escola Olga Dellaia realiza palestra com a escritora jaruense Nina Menina em Jaru, RO

Publicada em


 

Dando sequência às ações idealizadas dentro do Projeto Excelência, a escola estadual de ensino fundamental e médio Olga Dellaia, em Jaru, realizou na noite desta quarta-feira (30) uma importante palestra com foco na parte literária da Região Norte, mas com uma abordagem sucinta ao Estado de Rondônia e, especificamente, o município de Jaru.

A palestra foi conduzida pela escritora Conceição Aparecida Onésio, conhecida popularmente como Nina Menina. Em sua abordagem inicial, Nina Menina, enfatizou a respeito dos períodos literários em âmbito nacional e chegou ao momento contemporâneo com os nomes estaduais e aqueles que compõem a literatura jaruense. Um dos pontos abordados diz respeito ao modo como cada escritor contribuiu com a produção local e com isso conseguiu engrandecer o trabalho artístico e cultural de Jaru. Todas as obras literárias produzidas até o momento foram destacadas na ocasião, demonstrando aos alunos o quanto é importante ler e colocar no papel de forma clara a visão do autor sobre determinado aspecto de uma época que pode ser o diferencial para cada pessoa que tiver acesso à obra produzida.

O trabalho desenvolvido na noite desta quarta-feira (30) faz parte do cronograma de atividades que a escola Olga Dellaia está desenvolvendo com alunos que estudam no 3º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e envolve diversas disciplinas do currículo escolar. A ação anterior foi realizada nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) no dia 21 de outubro com o destaque para as potencialidades do Estado de Rondônia. Em sala de aula, o trabalho está sendo feito com foco nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia, mas engloba outras áreas do currículo escolar que são consideradas essenciais para o desenvolvimento do potencial de cada discente.

Para a escritora Nina Menina, participar do evento organizado pela escola Olga Dellaia, além de ser uma honra foi um momento de nostalgia, onde a mesma reviveu os bons tempos de trabalho docente. Nina deve retornar ao estabelecimento de ensino nas próximas semanas e desenvolver um trabalho específico na declamação de poesias e o primeiro passo foi dado momentos antes de se encerrar a palestra: três alunos leram poesias produzidas por ela e que foram publicadas no livro “Nas Asas do Olhar” lançado no dia 10 de maio de 2013 no município de Jaru.

Além dos trabalhos literários elaborados pela escritora Nina Menina, os alunos estão tendo acesso às demais obras lançadas por escritores do município de Jaru e também de Rondônia, entre eles Cleber Mota (autor de vários livros e morador do distrito de Tarilândia) e João Correia, de Porto Velho. Vale ressaltar que nomes do campo literário jaruense que não produziram trabalhos relacionados à poesias como dos escritores Sérgio Los Franzin, Elias Gonçalves, Teófilo Lourenço de Lima, Rodrigo Bathe, Guibson Salvino, Maurício de Brito, entre muitos outros, também estão abordados durante as atividades do projeto Excelência.  Outra questão importante se referente ao fato dos alunos produzirem as próprias produções poéticas, como já tem ocorrido, o que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento dos dons que existem em cada um deles e que estão sendo colocados em prática graças à oportunidade concedida pela escola Olga Dellaia.
Fonte: Assessoria
Fotos: Assessoria