Aluno de Jaru ganha medalha de ouro na olimpíadas Brasileira de matemática; vai receber o prêmio em Salvador Bahia.

Publicada em


Mateus é o primeiro aluno de Jaru a ganhar a medalha de Ouro; prêmio será entregue na Bahia em Salvador dia 07 de julho de 2019

Mateus Henrique Batista Lima de 14 anos – Foto: PortalP1

 

O aluno Mateus Henrique Batista Lima de 14 anos foi um dos ganhadores da medalha de ouro no prêmio da olimpíada Brasileira de matemática, vai receber o prêmio na capital baiana Salvador no dia 07 de Junho, o evento das entregas das premiações acontecerá de 07 a 09 de julho.

A Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

Estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.



O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Mateus Henrique estuda na escola Governador Jorge Teixeira localizado no setor 07 e cursa o 8º ano do ensino fundamental. Mora na rua Euclides da Cunha no setor 07.

Na seleção de Duzentos alunos Mateus ficou em 139º lugar, sendo o primeiro aluno de Jaru a receber a medalha de Ouro, uma aluna de Rondônia também irá receber uma medalha de Ouro, tentamos contato com ela mais não foi possível falar até o fechamento da matéria. Rondônia levou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileira de matemática de 2018.

Mateus Henrique é um garoto estudioso e dedicado, como sua mãe está bastante debilitada com vários problemas de saúde, é ele que cuida de todo os a fazeres da casa como lavar, passar, limpar casa, cozinha e cuidar da mãe que precisa de ajuda, mesmo assim sobre carregado ele encontra tempo para estudar e, é um aluno nota 10 na escola.

Mateus, chegou perder uma das provas que precisava fazer no concurso, pois as provas são virtuais e o mesmo não tem computador e nem notebook, assim perdeu alguns pontos, por isso ficou em 139º. Imagina esse garoto com todo apoio para crescer nos estudos.

Da Redação PortalP1

  • Com informações do Portal OBMEP